Governo adota medidas para reduzir lotação no PAI
A Sesa vai ampliar número de leitos e agilizar a demanda de atendimento das crianças internadas durante o período sazonal
Neste período sazonal o número de crianças aumenta na unidade
Com o aumento da demanda de casos graves no Pronto Atendimento Infantil (PAI), em decorrência das doenças respiratórias e de outras patologias, típicas desta época do ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) busca alternativas para ampliar o número de leitos de internação, desafogar o corredor da instituição e prestar melhores serviços aos pacientes.
Frente a problemática de superlotação, que não é um fato isolado no estado do Amapá, algumas medidas emergenciais já estão em andamento. 15 leitos foram ativados no Hospital da Criança e Adolescente (HCA). Além disso, foi montada uma sala para que pacientes estáveis recebam alta e possam retornar para completar o esquema de medicações nos horários prescritos, o que garante mais agilidade na disponibilidade de leitos.
Contratação de profissionais
A equipe médica e de enfermagem ganhou reforço com a contratação de mais 18 profissionais: 01 médico pediatra, 05 enfermeiros, 10 técnicos de enfermagem e mais 02 fisioterapeutas, que estão em processo de treinamento e conhecimento da rotina do hospital.
Ampliação de Leitos
Para aumentar a demanda de leitos a Sesa articula a viabilização de uma estrutura hospitalar provisória que funcionará como anexo do PAI e permitirá ampliar para 30 o número de leitos e amenizar consideravelmente a problemática. A previsão é de que na próxima segunda-feira, 12, as crianças comecem a ser transferidas para este espaço, totalmente adequado para receber pacientes.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!