Sesa e Vigilância em Saúde apresentam dados das doenças transmitidas pelo Aedes
Em 2016, já foram notificados 256 ocorrências no Estado.
Segundo as informações apresentadas pela CVS, obtidas através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde (SINAM/MS), em 2015 em todo o Brasil, no mês de janeiro, a incidência de dengue chegou a 49. 857 casos, e em 2016, no mesmo período os números chegaram a 73. 872. A região Norte registrou 5% desses casos.
No Amapá, em 2014 foram 2.608 casos e no ano passado o numero se elevou para 4.120. Em 2016, já foram notificados 256 ocorrências no Estado.
A febre chikungunya em 2014 registrou 1.653 casos com a confirmação de 1.436. No ano passado houve um decréscimo, com 1.259 notificações e 1.011 confirmações. Este ano, no mês de janeiro, seis casos foram notificados.
Quanto a Zika, existem 44 casos suspeitos no Amapá aguardando resultados que serão enviados pelo Instituto Evandro Chagas, órgão vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, no Pará (PA).
Segundo Emanuel Bentes, chefe da Divisão de Vigilância Ambiental da CVS, devido a população tratar dos casos de dengue em casa, não procedendo com a notificação nas unidades de saúde, houve um processo de banalização em relação ao mosquito. “Infelizmente a população começou a conviver e achar natural conviver com o Aedes. Hoje estamos sofrendo as conseqüências com três doenças transmitidas pelo mosquito”, ressaltou.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!