Governo realiza primeira edição do projeto ‘Encontro com o Escritor’
Iniciativa da Biblioteca Pública, homenageou o autor Manoel Bispo e tem como objetivo valorizar a literatura amapaense
Estudantes, escritores e professores participaram do evento na Biblioteca Elcy Lacerda
Nesta terça-feira, 27, escritores, poetas, estudantes e outros amantes da literatura reuniram-se na Biblioteca Pública Elcy Lacerda para assistir a primeira edição do projeto “Encontro com o Escritor”, cujo objetivo é valorizar a literatura amapaense. O primeiro autor homenageado foi Manoel Bispo. Na ocasião houve, também, sessão de autógrafos e apresentação musical do cantor Manoel Sobral.
Manoel Bispo é paraense, mas cresceu no Amapá onde desenvolveu suas atividades como escritor, poeta e artista plástico. Ele é autor de obras como Cristais das Horas (1978), Canto dos meus Cantares (1990), Amostras Grátis e Palavras de Festim (2007). Durante o encontro, o escritor falou sobre sua história, sua carreira, suas obras, suas influências literárias e respondeu dúvidas do público.
O escritor explicou que se sentiu honrado em participar do projeto, pois a Elcy Lacerda faz parte de sua vida e é uma instituição que frequenta desde a infância. “Vejo essa ação como um reconhecimento ao trabalho do escritor. Foi muito interessante falar sobre minha carreira e contar um pouco da minha história”, afirmou.
Ele acredita que a ação poderá ser um incentivo para a realização de outros eventos que tenham como intuito valorizar a literatura do Amapá. “Temos muitos escritores bons que precisam ser reconhecidos. Além disso, ações como essa estimulam a prática da leitura, que, em minha visão é um santo remédio”, destacou.
Um dos participantes, o professor universitário Manoel Azevedo, ressaltou que considera fundamental a realização do projeto para que o amapaense passe a valorizar cada vez mais sua literatura. “Temos o hábito de consumir tudo o que vem de fora, mas precisamos aprender a fazer o movimento contrário e conhecer o que temos aqui no estado. É nossa literatura, nossa história, nossa identidade”, frisou.
A estudante de Letras, Joriane Oliveira, 23, soube do projeto na universidade em que estuda. Ela não conhecia a obra de Manoel Bispo e considerou a palestra enriquecedora. “Precisamos conhecer melhor nossos escritores. Além disso, acredito que iniciativas como essas são importantes porque o universo da literatura é muito amplo e envolve âmbitos como política e religião”, ressaltou.
O Projeto
O Encontro com o Escritor é uma iniciativa do Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Ele faz parte de uma série de ações implementadas na Biblioteca Elcy Lacerda com o intuito de atrair mais visitantes à instituição.
“O evento foi um sucesso e atingiu nossa proposta de criar uma ponte entre escritor e leitor”, relatou o gerente da biblioteca, José Pastana, acrescentado que o projeto ocorrerá uma vez por mês, a próxima edição acontecerá em agosto e contará com a presença da blogueira e escritora, Alcinea Cavalcante. O evento não será realizado em julho devido às férias escolares.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!