Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Verão: Cuidados com a pele devem ser diários

Uso de protetor solar é fundamental, pois além do envelhecimento precoce, pode evitar o surgimento do câncer de pele.

Por Redação
06/07/2017 16h11

Os cuidados com a pele durante o verão devem ser redobrados

Tomar banho de piscina, ir ao balneário, brincar e realizar atividades ao ar livre, enfim, todas essas ações são praticadas com mais frequência no período das férias de julho, época de sol intenso no verão do Amapá. Para a diversão não trazer nenhum tipo de problema de pele, o Governo do Estado orienta sobre a necessidade de alguns cuidados para se proteger do sol.

De acordo com a médica dermatologista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Telma Diniz, o protetor solar é indispensável. "Orientamos as pessoas a utilizarem o protetor solar diariamente, pois, além do envelhecimento precoce, pode evitar o surgimento do câncer de pele, que pode se manifestar devido a constante exposição ao sol", explica.

As pessoas devem estar atentas ao período de permanência sob o sol. Os protetores solares devem ser passados três vezes ao dia e se a exposição for prolongada ou com longa permanência dentro da água, deve ser reaplicado a cada duas horas. O ideal é passar o protetor de 20 a 30 minutos antes de sair ao sol.

No lazer, para se prevenir, Telma orienta as pessoas a evitarem a exposição prolongada ao sol e utilizar, além do protetor, utensílios de proteção. "Bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros, barracas e guarda-sol são objetos apropriados para se proteger do sol. Dessa forma se evita problemas que podem se agravar na vida de qualquer pessoa que se expõe ao sol de maneira excessiva", diz a dermatologista.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a exposição cumulativa e excessiva durante os primeiros 20 anos de vida aumenta muito o risco de câncer de pele. Dados da Sesa apontam que em 2016 foram registrados no Amapá nove óbitos por câncer de pele e quatro novos casos iniciaram o tratamento na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!