Plano de Mobilidade Urbana de Santana tem investimento de R$ 38 milhões do Estado
Serão 23.200 Km de extensão com serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação, ciclovia e sinalização horizontal e vertical das ruas e avenidas da cidade.
O governador do Amapá, Waldez Góes, reuniu-se nesta quinta-feira, 6, com a delegação de vereadores e o prefeito do município de Santana, Ofirney Sadala, para tratar sobre o Plano de Mobilidade Urbana do município. Foram repassadas informações referentes ao andamento das obras que estão sendo executadas, as metas e previsão de conclusão. O projeto prevê investimento de R$ 38,1 milhões.
PLANO
O Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Santana, elaborado pelo Governo do Amapá, é coordenado pelas Secretarias de Desenvolvimento das Cidades (SDC), Secretaria de Estado de Transporte (Setrap) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP). As obras de mobilidade urbana estão sendo executadas desde 2015 no município e contemplam os serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação, ciclovia e sinalização horizontal e vertical de 16 perímetros entre ruas e avenidas da cidade. Serão 23.200 km de extensão reestruturados.
Durante explanação do projeto, realizada no auditório da Prefeitura de Santana pelo secretário de Obras, Jorge Amanajás, ficou esclarecido que as vias contempladas foram escolhidas, em virtude de serem as principais que passam pelos extremos do município e, também, as que são rotas das linhas de ônibus.
“Os serviços estão seguindo o cronograma de obras estabelecido para o município. Por causa do período invernoso, neste momento, apenas a drenagem - escavações para a implantação da rede de esgoto pluvial - puderam ser realizadas em maior amplitude. O processo se enquadra nos requisitos de saneamento básico padrão. De todo o projeto, o processo de drenagem, por exemplo, já está com 80% completo”, disse o secretário.
Ele explicou ainda que, com o fim do período chuvoso, as vias receberão os serviços de pavimentação, meio-fio e calçamento e, por último, as sinalizações verticais e horizontais. Os serviços estão intensificados nas avenidas Princesa Isabel, que já possui 66% do serviço executado e das Nações 86%. Mas também outras vias principais receberão os trabalhos, como as ruas Everaldo Vasconcelos, Presidente Tancredo Neves, Presidente Marechal Deodoro, Abílio Rodrigues, entre outras.
O projeto prevê, também, a elaboração e implementação do sistema binário, que consiste em transformar vias paralelas de mão dupla em ruas com um único sentido, dando mais fluidez ao tráfego de veículos. Outro benefício será a implantação das ciclovias e ciclofaixas, possibilitando melhor segurança, acessibilidade, para os pedestres, com ou sem necessidades especiais, bicicletas, automóveis, transporte coletivo, todos tenham o seu espaço.
O governador do Amapá, Waldez Góes, disse que a apropriação dessas informações do Plano de Mobilidade Urbana é importante para que as autoridades e a comunidade possam acompanhar e fiscalizar o passo a passo do que está sendo investido e do que será entregue após as conclusões dos serviços.
“Esse diálogo aberto e transparente contribui muito para que se melhore, ainda mais, a execução do projeto, no sentido de alinharmos e corrigirmos possíveis erros e intensificar os trabalhos. Com a chegada do verão, os transtornos com as obras irão diminuir, a intenção é que toda parte de asfaltamento, até final deste ano, seja concluída, restando calçada e meio fio para ser feito”, afirmou o chefe do Executivo.
O prefeito de Santana, Ofirney Sadala, disse que as obras de mobilidade irão permitir uma melhor qualidade de vida para a população santanense. “É importante estarmos inserido neste cenário para que junto com a Câmara de Vereadores possamos estar fiscalizando de perto os trabalhos. É o maior projeto de mobilidade urbana que a cidade de Santana já recebeu, está ainda gerando emprego e renda, pois alguns materiais utilizados e parte da mão de obra são oriundos do nosso município”, destacou.
A previsão é de que as obras de mobilidade urbana no município de Santana sejam concluídas no primeiro semestre de 2018.
Participaram da reunião de trabalho, além do prefeito e vereadores, os empresários da empresa executora das obras, os engenheiros fiscais e a imprensa.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!