Governo é parceiro da missão voluntária internacional de cirurgias cardíacas
A ação vai realizar 25 cirurgias, além de palestras, cursos e a extensão com atendimentos, que serão realizados em Santana e Mazagão.
O Governo do Amapá é parceiro da segunda edição da missão voluntária Cardiostart Internacional, que acontecerá em Macapá no período de 31 de julho a 11 de agosto. Para a missão, o estado facilitou a retirada do visto para os profissionais estrangeiros e está disponibilizando uma equipe de médicos especialistas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) como neonatologista, pediatra, infectologista e nefrologista, para dar suporte na ação.
Este ano, de acordo com a programação do Cardiostart, serão realizadas 25 cirurgias cardíacas, além de palestras, cursos e a extensão com atendimentos, que também serão realizados pelo grupo em Santana e Mazagão. Segundo o médico cardiologista Antônio Furlan, um dos articuladores da vinda dos profissionais, a maior parte das cirurgias serão feitas em crianças da lista do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD).
"As cirurgias já estão pré-definidas. Das 25 que serão realizadas nessa missão, 15 serão prioritariamente de crianças da lista do TFD, que estavam aguardando vaga para o procedimento em outros estados. As outras dez serão de adultos também da rede pública do estado", explicou Furlan.
Na extensão será feita a triagem de febre reumática, com exames de ecocardiogramas para 350 crianças do Centro Maria Imaculada, em Santana, da Associação Nossa Família, e no Rio Vila Nova, em Mazagão.
A missão
Fundada em 1987, com uma liga de voluntários formada por 25 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e pesquisadores, de diversas nacionalidades. A Cardiostart Internacional é uma ação voluntária, com atuações humanitárias em pelo menos 27 países e a missão de educar e auxiliar equipes médicas locais no fornecimento de cirurgia cardíaca e serviços cardíacos a adultos e crianças em países em desenvolvimento.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!