Governo avança na implantação de unidade da Casa do Artesão em Mazagão
Exposição e venda de artesanato vão ocorrer no prédio do antigo Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Mazagão Novo.
Secretária do Trabalho, Luciana Araújo, reuniu com artesãos de Mazagão para tratar do assunto
O município de Mazagão, na região Sul do Estado, está bem próximo de ganhar uma unidade da Casa do Artesão para expor e comercializar a produção local. O assunto foi novamente tratado em reunião ocorrida no dia 5 de agosto, entre a categoria e os técnicos da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete).
A unidade funcionará no antigo prédio do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que pertencia à Secretaria de Turismo (Setur) e foi repassado para a Sete. Os artesãos demonstraram interesse e utilizar o espaço. “Eu tenho uma produção bastante grande de peças em madeira, mas o problema é que, aqui em Mazagão, não temos um ambiente estruturado para expor nosso trabalho. Creio que a iniciativa do Governo do Estado em reabrir no CAT para funcionar como um anexo da Casa do Artesão é bem-vinda”, comentou Orivaldo de Oliveira de Brito, presidente da Associação dos Artesãos de Mazagão Novo.
Ezequiele Lima de Moraes, da Associação Maracá e Cunani, tem a mesma avaliação. “Será uma grande conquista para nós artesãos ver o espaço com nossas peças expostas e as pessoas que visitam o município comprando”, esperançou-se.
O prédio precisa passar por alguns reparos na estrutura física para entrar em funcionamento. A previsão é que abrigue em torno de cinco mil peças em madeira, cerâmica, fibra, talas, cipó, manualidades (panos, bonecas etc.) e camisas. Somente em Mazagão Novo existem cerca de 70 artesãos em atividade.
Os profissionais e os técnicos da Secretaria do Trabalho agendaram para o dia 21 de agosto um novo encontro para fechar os últimos detalhes da implantação da unidade da Casa do Artesão. “O município passou a receber um número grande de pessoas, principalmente nos fins de semana, com a abertura da ponte do Matapi. Um exemplo claro foi durante a Festa de São Tiago. Muitas pessoas vêm a passeio para conhecer a cidade, sua cultura, costumes, etc. E uma das formas de visualizar tudo isto é por meio do artesanato”, analisou Luciana Araújo, secretária do Trabalho e Empreendedorismo.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!