Governo entrega equipamentos e assina convênio para limpeza urbana de Cutias
O governador Waldez Góes também anunciou outros avanços para a população da Cutias, como asfaltamento e climatização escolar
O prefeito Raimundo Amanajás disse que a prefeitura passa por dificuldades financeiras e que sem o apoio do governo do Estado não seria possível a realização dessas ações que irão atender a população.
O município de Cutias foi contemplado neste sábado, 12, com o auxílios financeiro concedido pelo Governo do Amapá destinados aos serviços de limpeza urbana. Durante a visita da comitiva do Executivo estadual foi feita também a entrega de equipamentos para o desenvolvimento da produção agrícola na região.
A assinatura do convênio aconteceu na Escola Estadual Lourimar Simões. O governador do Amapá, Waldez Góes, assinou o documento juntamente com o prefeito da cidade, Raimundo Amanajás, garantindo um repasse no valor de R$ 120 mil.
O recurso poderá ser utilizado para serviços de limpeza urbana, contratação de pessoal e aquisição de maquinários para realização do trabalho.
O convênio, firmado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento das Cidades, indica que os serviços de limpeza serão realizados pelas prefeituras, que terão o prazo de 120 dias, a partir da assinatura, para executá-los. Ao todo o Estado está investindo mais de R$ 2,7 milhões para a limpeza urbana de 14 municípios.
O prefeito Raimundo Amanajás disse que a prefeitura passa por dificuldades financeiras e que sem o apoio do governo do Estado não seria possível a realização dessas ações que irão atender a população. “O primeiro grande apoio que recebemos desta gestão do governo foi o convênio para a realização do Festival do Pirarucu, que incentiva a cultura e aquece a economia local. Agora este convênio além de melhorar nossa infraestrutura vai gerar emprego e renda para os moradores da nossa região”, destacou Amanajás.
Entrega de equipamentos
Na ocasião, o Governo do Amapá também fez a entrega de aparelhos para equipar o escritório do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) de Cutias. Foram entregues um fogão, e duas máquinas fotográficas, além de duas motos que serão utilizadas para percorrer as localidades mais distantes do município.
Um automóvel tipo van foi apresentado para a população, nele funcionará o Escritório Móvel de Serviços à Extensão Rural. O veículo está todo equipado com roteador de internet, gerador de energia e computadores que ficarão à disposição do Rurap para percorrer as comunidades rurais. Serão levados todos os serviços oferecidos pelos órgãos, desde a produção de projetos agrícolas até a emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Carteira do Produtor e cadastro de produtores.
O diretor presidente do Rurap, José Maria, frisou que as motos irão facilitar a chegada nas localidades e propriedades dos produtores. "Vamos montar um plano de trabalho e as motos irão ajudar muito por serem rápidas e práticas. Enfrentamos muita dificuldade em relação a distância e o acesso estreito de alguns ramais desta localidade. Com as motos tudo ficará melhor", afirmou o diretor.
Durante a cerimônia de assinatura, o governador do Amapá, Waldez Góes, falou da importância do convênio que permitirá a limpeza da cidade e a contratação de mão de obra local. “A limpeza reduzirá os focos do mosquito que transmite a dengue e outras doenças, e a prefeitura poderá contratar moradores para realização dos serviços, gerando novos postos de trabalhos”, enfatizou Góes.
Ele ainda aproveitou a oportunidade para anunciar que já autorizou a Secretaria de Estado da Educação (Seed) para que seja realizada ainda este ano a climatização das salas de aula da escola Estadual Lourimar Simões.
Asfalto
Outro assunto levantando no evento foi o projeto de asfaltamento para o município de Cutias que incluiu as rodovias AP- 70 e AP- 110, além da substituição de duas pontes (Gurupa e Corre Água) que atualmente são de madeira e deverão ser construídas de concreto.
Segundo o secretário de Estado de Transportes, Jorge Amanajás, do ponto de vista ambiental e arqueológico não há mais nenhum impedimento legal e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ipham) já concedeu a liberação do trecho até o distrito de São Joaquim. O trecho de São Joaquim até o distrito de Santa Luzia ainda não foi liberado pelo Ipham, que pede mais estudos dos sítios arqueológicos que serão resgatados.
“Já concluímos a parte de estudos de sítios arqueológicos e conseguimos a liberação para a construção deste trecho. Estamos apenas no aguardo da liberação dos recursos por parte do BNDES que poderá sair a qualquer momento”, explicou Amanajás.
Em relação às duas pontes incluídas no projeto, o gestor explicou que está verificando a possibilidade de conseguir uma reforma emergencial/manutenção até que se libere a construção de concreto pelo BNDES.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!