Sead esclarece que não houve invasão no sistema de Folha de Pagamento
Em setembro do ano passado foi detectada tentativa de invasão do Sistema de Consignação. O Estado imediatamente acionou a Polícia Civil, que segue investigando.
Secretária Suelem Amoras explicou os procedimentos adotados pelo governo quando a tentativa de invasão ao sistema foi detectada
A Secretaria de Estado da Administração (Sead) gerencia sistemas distintos: o Sistema de Gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamento (SIGRH) e o Sistema de Consignações Online (E-Consig). Na terça-feira, 15, de forma equivocada, parte da imprensa local noticiou que houve tentativa de invasão no sistema que gerencia a folha de pagamento estadual.
Nesse sentido, a Sead esclarece que, em setembro do ano passado, o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) detectou uma tentativa de invasão no E-Consig, através de um dos computadores que administra a ferramenta, e conforme acima mencionado é um sistema que trata apenas dos procedimentos de consignação de servidores, tendo, inclusive, uma gerência como parte integrante da secretaria.
Para acessar o sistema de consignações, o usuário deve utilizar a sua biometria, um dos mecanismos de segurança onde os invasores esbarraram e não obtém êxito no acesso.
“Logo quando detectada a tentativa de invasão, o Prodap, em rápida ação, tomou os procedimentos necessários para frustrar a tentativa. A Sead, por sua vez, imediatamente acionou a Polícia Civil do Amapá para que fosse iniciado processo de investigação”, explicou a secretária de Estado da Administração, Suelem Amoras, complementando que o órgão acompanha o andamento do inquérito sempre que acionado pela Delegacia de Fazenda Pública do Amapá (Defaz), responsável pelas investigações.
O titular da Defaz, delegado Flávio Souza, esclareceu que, no dia 15, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, em Macapá e Santana, de materiais de informática. Segundo ele, os equipamentos apreendidos serão periciados para saber se através deles foi tentada a invasão ao E-Consig.
“Vale frisar, que até o momento, as investigações não apontam para envolvimento de servidores do Estado na tentativa de fraude. Algumas pessoas procuraram a Defaz, alegando terem sido lesadas, mas isso só poderá ser comprovado quando as investigações forem concluídas”, declarou o delegado.
A Sead não recebeu formalmente, até o momento, denúncias de servidores estaduais que tenham sido vítimas da tentativa de invasão ao sistema de consignações.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!