Estado capacita veterinários do Amapá sobre afecções de casco em bovinos
Esses males podem ser confundidos com outras doenças, sendo considerados diagnóstico de difícil identificação.
Cerca de 35 profissionais participaram do evento.
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), em parceria Conselho de Medicina Veterinária promoveu nesta terça-feira, 22, no auditório do Ministério da Agricultura, uma palestra intitulada “Afecções de casco em bovinos” ministrada pelo professor Cícero Pitombo da Universidade Federal Fluminense.
O evento voltado para médicos veterinários do Estado visou aprimorar o conhecimento específico daqueles que atuam tanto na esfera pública quanto na privada, em relação a doenças que afetam búfalos e bovinos, especificamente acometidas nos cascos dos animais.
Cerca de 35 profissionais participaram do evento. Segundo José Renato Ribeiro, diretor-presidente da Diagro, é de suma importância a qualificação, pois esses males podem ser confundidos com outras doenças e o diagnóstico é considerado de difícil identificação.
Renato destaca, ainda, que por esses motivos é necessário uma atenção maior do veterinário de campo, quando se depara com a doença, para tomar as providências a fim da certeza do diagnóstico, evitando que o animal doente chegue ao matadouro e seja abatido. A preocupação é voltada também para a saúde pública.
“Se temos a precisão maior de diagnóstico, desencadeamos também uma ação de notificação imediata oficial ao serviço público e, com isso, podemos agir na defesa sanitária animal de forma mais eficiente”, explicou José Renato.
As qualificações para o seguimento terão continuidade, em setembro, com o curso voltado para resenha, pelagem e coletas de material para exame de AIE, Morno e DNA e Legislação. As inscrições poderão ser realizadas no período de 1º a 8 de setembro na sede da Diagro, localizada na Avenida José Tupinambá, nº 196 – Laguinho.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!