Alunos da Escola Estadual Coaracy Nunes aprendem sobre malefícios das drogas
Palestras e simulação do Bope com cão para o reconhecimento de drogas chamaram atenção dos estudantes
Policiais do Bope simularam buscas com cão farejador para os alunos.
Técnicos da Defensoria Pública do Estado do Amapá (Defenap) estiveram na manhã desta quarta-feira, 23, na Escola Estadual Coaracy Nunes para dar continuidade ao projeto “Defenap nas Escolas”, que visa por meio de palestras e atividades lúdicas levar aos alunos o entendimento sobre os malefícios das drogas na comunidade escolar e na vida particular.
O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope/PM) também participou da ação e simulou com a ajuda de um cão à ocorrência de identificação de drogas. Os alunos participaram da simulação cedendo as próprias mochilas para que em uma delas fosse depositado o entorpecente, a fim da correta localização pelo animal.
A aluna do 7º ano da Escola Estadual Coaracy Nunes, Carla Cardoso, disse estar contente com as apresentações e o aprendizado. “O tema discutido ajuda as pessoas a refletirem sobre o uso de drogas e seus vícios que destroem famílias e sonhos”, disse.
Entre as abordagens foram tratadas a prevenção, identificação e sensibilidade dos gestores, envolvimentos, importância da família. A diretora da instituição de ensino, Nazaré Leite, destacou a motivação de buscar e oferecer momentos como esses. Para ela, os alunos muitas vezes estão em meios permeados pelas drogas.
“Os alunos precisam estar com uma consciência construída para saber exatamente o prejuízo que a droga traz ao indivíduo e para a sociedade com os reflexos que ela provoca”, destacou.
Para o defensor público e chefe do Núcleo de Atendimento aos Bairros Periféricos da Defenap, Paulo José Ramos, o vício das drogas começa exatamente na idade mais vulnerável que se compreende ser a partir dos 11 até os 17 anos.
“Nosso trabalho é mostrar para os alunos essa vulnerabilidade e contribuir para o entendimento de quanto é prejudicial o vício das drogas”, explicou Paulo.
O trabalho continua na Escola Estadual Coaracy Nunes na sexta-feira, 25, com palestras voltadas para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na próxima semana, o projeto será desenvolvido na Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!