Municípios debatem melhorias nos serviços de vigilância em saúde
Encontros municipais antecedem as conferências estadual e nacional.
Durante a manhã desta quarta-feira, 23, representantes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e membros do Conselho Estadual de Saúde reuniram-se para organizar a etapa estadual da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. Até o dia 2 de setembro, as 16 cidades amapaenses realizam suas conferências municipais de Vigilância em Saúde. Os fóruns ocorrem como prévia da etapa nacional, que será realizada em novembro, em Brasília.
A etapa regional do evento se encerrará entre os dias 18 e 20 de outubro, na Conferência Estadual, em Macapá. Até o momento, os municípios de Pedra Branca, Porto Grande e Laranjal do Jari já promoveram os encontros. As próximas cidades no cronograma de conferências serão Serra do Navio e Itaubal, ambas nesta quinta-feira (24), e Cutias na sexta-feira (25) e sábado (26).
De acordo com o diretor executivo em Vigilância da Saúde, Emanuel Bentes, o objetivo do evento é que cada localidade defina políticas públicas preventivas de acordo com suas realidades específicas.
“Hoje, com essas conferências, vamos definir uma política pública na área de vigilância em saúde que se enquadre perfeitamente no SUS, como forma de estarmos promovendo saúde, fazendo a proteção e prevenindo doenças”, explicou o gestor.
Bentes falou também sobre a importância de se discutir os problemas que causam dificuldades no atendimento à população, três décadas após a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), priorizando a vigilância em saúde. “As autoridades chegaram a esse entendimento: de que trabalhar na prevenção e proteção à saúde e na prevenção das doenças diminui o fluxo, e vamos otimizar recursos. Vamos desafogar a área da assistência em recuperação, a população vai ter saúde, melhor qualidade de vida”, destacou o diretor executivo da SVS.
O superintende de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia, falou sobre o novo momento com a criação da SVS, autarquia que tem o papel de otimizar os recursos na área de vigilância e, consequentemente, melhorar os indicadores do setor e o serviço de saúde.
“Vivemos no Amapá um momento positivo com a criação da SVS. Ao desvincular a vigilância em saúde da Sesa, ganhamos mais autonomia para dar celeridade aos processos de aquisição de materiais e equipamentos, e que possamos estar interagindo mais com os municípios para que os mesmos cumpram com suas obrigações na área”, disse o superintendente.
Confira o calendário das conferências municipais:
Pedra Branca – 8 e 9 de agosto
Porto Grande - 9 e 10 de agosto
Laranjal do Jari - 11 e 12 de agosto
Serra do Navio - 24 de agosto
Itaubal - 24 de agosto
Cutias - 25 e 26 de agosto
Ferreira Gomes - 29 e 30 de agosto
Macapá - 29 e 30 de agosto
Santana - 30 e 31 de agosto
Calçoene - 30 e 31 de agosto
Mazagão - 30 e 31 de agosto
Vitoria do Jari - 31 de agosto e 1 de setembro
Oiapoque - 31 de agosto e 1º de setembro
Pracuúba - 1º e 2 de setembro
Amapá - 2 de setembro
Tartarugalzinho - 24 e 25 de agosto
Conferência Estadual - 18, 19 e 20 de outubro.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!