Curso preparatório para o Enem ofertado pelo GEA beneficia 400 jovens na zona norte
As aulas acontecem aos fins de semana, no prédio do Projeto Minha Gente. Todo o material didático é gratuito.
Cuidar da educação e investir no futuro dos jovens são prioridades do Governo do Estado do Amapá. Neste sentido, uma parceria entre as secretarias Extraordinária da Juventude (Sejuv) e de Estado da Educação (Seed) tornou realidade a oferta de aulas gratuitas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) à população da zona norte de Macapá.
O curso acontece aos sábados (manhã e tarde) e domingos (manhã), no prédio do Projeto Minha Gente, no bairro Novo Horizonte desde o último dia 18, e já conta com 400 pessoas inscritas.
Cristiane Oliveira, 18 anos, é uma das alunas do curso. Ela conta que pretende fazer faculdade na área de Letras-Inglês e que está empenhada em alcançar seu objetivo. “Adquirir conhecimento é sempre muito válido. Quando encontramos um meio gratuito e de qualidade para isso, ficamos ainda mais motivados, pois muitas pessoas, como eu, querem estudar mas não podem pagar por isso. Os professores são qualificados e todo o suporte que precisamos nós encontramos aqui. Estou muito satisfeita e confiante”, declarou.
Valdenir Pinheiro, 18 anos mudou-se para a capital do Estado há cerca de um mês. O jovem saiu da comunidade do Cedro, no município de Tartarugalzinho, em busca de novos horizontes e encontrou no projeto, um auxílio para os estudos. “Para mim, que venho do interior, ter essa oportunidade é de extrema importância. Vim para a capital justamente para investir nos estudos. Sonho em ingressar no ensino superior, cursar pedagogia. A juventude do nosso Estado só tem a ganhar com projetos como este”, frisou.
A titular da Sejuv, Joelma Santos, ressalta que o curso é resultado dos constantes diálogos entre a gestão e a comunidade. Ainda, conta que a grade de professores do cursinho é formada por 32 profissionais gabaritados lotados em instituições como as Universidades Estadual e Federal do Amapá, e em cursinhos da rede particular. Os professores atuam de forma voluntária para oportunizar ensino de qualidade aos alunos dentro das áreas de conhecimento cobradas pelo Enem, e ainda dão dicas de como otimizar o tempo para fazer uma boa prova.
A gestora ainda pontua que todo o material didático é fornecido de forma gratuita aos alunos. Informa também que ainda há vagas disponíveis, e os interessados devem comparecer ao Projeto Minha Gente munidos de documento de identificação e uma foto 3x4.
“Temos a pretensão de levar este serviço também para a zona sul de Macapá. Em conjunto com a Seed já estamos analisando a melhor forma de fazê-lo. Ainda, avaliamos a possibilidade de expandir o projeto para os municípios de Mazagão, Porto Grande e Laranjal do Jari. Com a implantação do Amapá Jovem, prevista para ocorrer ainda neste semestre, estes e outros projetos ganharão ainda mais força em todo o Estado”, declarou a secretária Joelma Santos.
As aulas, em Macapá, seguem até a aplicação das provas do Enem, prevista para novembro. No próximo ano, a previsão é que o curso tenha início no mês de fevereiro.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!