Ação de prevenção e combate ao fumo atende população na feira do Perpétuo Socorro
O governo estimula a reflexão sobre o autocuidado, além de atender a população com perfil de vulnerabilidade
O Serviço Social do Comércio (Sesc), Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Escola de Enfermagem Flórence foram parceiros da ação.
Com intuito de sensibilizar a população sobre os malefícios causados pelo consumo do tabaco, o governo do Estado promoveu nesta terça-feira, 29, na Feira de Pescado do bairro Perpétuo Socorro, a campanha alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. A intenção é sensibilizar a população sobre os danos sociais, econômicos, políticos, ambientais e na qualidade de vida das pessoas fumantes.
Foram ofertados serviços como aferição de pressão arterial, glicemia capilar e orientações educativas contra o fumo, além de referenciar os fumantes às Unidades de Saúde em Macapá, que ofertam o tratamento.
Para Assunção Rocha, técnica do Programa Estadual do Controle do Tabagismo, a ação aponta para o autocuidado, além de atender a população com perfil de vulnerabilidade. "Aqui chegam e saem embarcações vindas de lugares distantes, na sua maioria são ribeirinhos. Oferecemos diversos serviços para o bem estar de todos que nos procuram", enfatiza Assunção.
O Serviço Social do Comércio (Sesc), Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Escola de Enfermagem Flórence foram parceiros da ação.
Tratamento
Em 2016, Macapá concentrou 8,8% da população de fumantes do país. Os dados são do Serviço de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).
Fumantes que desejam iniciar o tratamento devem procurar Redes Básicas de Saúde da capital. Nessas unidades é feita a avaliação médica para o entendimento das condições de cada paciente. O diagnóstico determinará o tipo de acompanhamento médico podendo variar com o uso de medicamentos, acompanhamento psicológico e prática de atividades físicas.
Edson Ramos é fumante há mais de 20 anos, para ele, as ações de combate ao fumo são uma ajuda para deixar o hábito. "São oportunidades para quem quer parar de fumar e não sabe onde recorrer. Parar de fumar é difícil, mas com força de vontade e com a ajuda do poder público, isso pode se tornar realidade", comenta Edson.
Dia Nacional do Combate ao Fumo
O Dia Nacional de Combate ao Fumo tem o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Criado em 1986, pela Lei Federal 7.488, foi a primeira legislação em âmbito federal relacionada à regulamentação do tabagismo no Brasil.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!