Amapá encerra participação nos Jogos Escolares da Juventude
Delegação amapaense viajou a Curitiba com apoio do Governo do Amapá.
Equipe amapaense é composta por estudantes e professores da rede estadual e particular de ensino
A delegação amapaense que representou o Amapá nos Jogos Escolares da Juventude, em Curitiba/PR, nas modalidades de esportes coletivos, encerrou sua participação na competição na terça-feira, 19. Os alunos atletas disputaram as modalidades de basquete, vôlei, handebol e futsal. Apesar de algumas vitórias, principalmente, no futsal (masculino e feminino) e vôlei feminino, as equipes não conseguiram passar para a segunda fase.
No futsal masculino, o Amapá venceu Rio Grande do Sul por 5 a 2. Na partida seguinte, empatou em 3 a 3 com Goiás, mas venceu nos pênaltis por 4 a 1. O time amapaense só não passou para a segunda fase em função da derrota de 10 a 4 para o Piauí. A representante do Amapá foi a Escola Estadual Professora Vanda Maria de Souza Cabete, do município de Laranjal do Jari.
No feminino, o Amapá venceu Curitiba por 6 a 2. No segundo jogo, derrotou Tocantins por 4 a 3 e, na última partida, perdeu para Sergipe por 3 a 2, e também não conseguiu a classificação. O Estado foi representado pela Escola Estadual Lourimar Simões Paes, de Cutias do Araguari.
Outra modalidade em que a equipe amapaense quase passou de fase foi o vôlei feminino, com o qual conquistou duas vitórias sobre os estados da Bahia e Roraima, por 2 sets a 0, em ambas as partidas. O Amapá foi representado pelo Núcleo de Educação Integrada (NEI), da rede privada de ensino.
Para garantir a participação do Amapá na etapa nacional, o governo do Estado investiu cerca R$ 900 mil em contrapartida à emenda de R$ 1,4 milhão, de autoria do deputado federal Roberto Góes. O aporte foi destinado para realização de grandes eventos esportivos amapaenses, incluindo as passagens áreas para os alunos atletas representarem o Estado na etapa nacional dos jogos.
Com a saída das equipes, ainda na primeira fase das competições, agora quem tem a responsabilidade com o transporte, alimentação e estadia é o governo do Estado. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), organizador do evento, continua somente com as delegações classificadas para a fase final. O retorno dos amapaense está marcado para sexta-feira, 22.
“Com a nossa saída do torneio, o COB deixa de ter essa responsabilidade. Agora, quem está com todas as despesas é o Governo do Estado e por isso, vamos ficar aqui até o encerramento dos jogos, com total tranquilidade e ainda participando de ações sociais promovidas pela organização dos jogos”, declarou o professor Olivaldo Nunes, coordenador da delegação amapaense.
O professor destacou, também, que os alunos atletas desempenharam uma boa performance nas competições e o mais importante é o aprendizado social que fica para esses estudantes.
“Em competições, sempre queremos vencer, mas também temos a oportunidade de mostrar novos horizontes aos nossos alunos, que, nesta edição, uma grande parte é do interior do Amapá”, disse.
Com o encerramento dos Jogos Escolares da Juventude, na faixa de 12 a 14 anos, agora o foco é a participação dos amapaenses na categoria com idade entre 15 a 17 anos. Este ano, os jogos acontecem em Brasília-DF, no período de 16 a 25 de novembro.
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do país. A competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos atletas de instituições de ensino públicas e privadas. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de quatro mil cidades participantes.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!