Governo do Amapá dá início ao reaparelhamento da rede hospitalar
Equipamentos vão reforçar a assistência no atendimento de urgência e emergência, de diagnóstico de imagem e oftalmologia.
Cerca de 60% dos equipamentos já foram entregues pelos fornecedores e estão no Hcal e outros na unidade de suprimento da Sesa
O Governo do Amapá está investindo no reaparelhamento da rede hospitalar, com a aquisição de equipamentos para reforçar o atendimento de urgência e emergência, de diagnóstico de imagem e suporte na terapia intensiva, além de melhorar a assistência nos serviços de oftalmologia e cirurgias.
A primeira unidade a receber os equipamentos é o Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal). Entre os utensílios estão inclusos retinoscópio, colposcópio, mesa de exame, ultrassom, mesa cirúrgica elétrica, autoclaves, torres de vídeolaparoscopia, que irão auxiliar as cirurgias nas áreas de neurologia, ortopedia e urologia, e outros itens para ampliar e melhorar a assistência.
O secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini, ressaltou que as todas as medidas estão sendo tomadas para dar celeridade na instalação dos aparelhos. “Nós estamos reaparelhando a nossa rede com o recebimento desses aparelhos, que vão melhorar bastante a assistência à saúde no que concerne à parte oftalmológica, otorrino, cirurgias, além de outras especialidades médicas. Esperamos colocar em ativação o mais rápido possível esses aparelhos, para que estejam disponíveis para os nossos usuários”, explicou.
Os setores que irão receber os equipamentos estão passando por modificações na estrutura, inclusive na rede elétrica, as adequações são necessárias para evitar que quedas ou variações de energia danifiquem os equipamentos que são de alta tecnologia, além de garantir que os pacientes sejam atendidos com maior segurança durante as cirurgias.
Cerca de 60% dos aparelhos já foram entregues pelos fornecedores e já estão no hospital e outros na unidade de suprimento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), seguindo um cronograma de distribuição e montagem.
Os recursos para a compra dos materiais foram articulados junto à bancada federal, com apoio dos deputados Cabuçu Borges, Roberto Góes, André Abdon, Dalva Figueiredo, Marcivania Flexa e senador João Capiberibe. Calandrini reforçou que a união dos parlamentares com o poder executivo foi de extrema importância para a compra dos equipamentos.
“Com os parlamentares fazendo sua parte constitucional e o Governo do Estado fazendo a sua parte nas políticas públicas, estamos trazendo benefícios para os nossos cidadãos”, disse o secretário.
A Sesa também está em fase final de um processo licitatório para a aquisição de mais equipamentos com recursos do Tesouro Estadual que irão reforçar a assistência, diagnóstico e contribuir para uma maior qualidade no atendimento prestado aos usuários.
Oftalmologia
O setor prioritário do HCal a ser reaparelhado é o Centro Oftalmológico, onde os equipamentos já começaram a ser entregues. A medida possibilitará a normalização das cirurgias oftalmológicas que, atualmente, são a maior demanda a ser atendida pelo Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD), cerca de 70% dos gastos com PTFD são de pacientes que precisam de atendimento ou cirurgias oftalmológicas.
A equipe da Sesa fez um levantamento dos materiais para atender as principais demandas do serviço de oftalmologia atualmente. Dentre os equipamentos adquiridos estão: coluna oftalmológica, que tem por finalidade acomodar o paciente e facilitar o posicionamento do mesmo para o exame clínico de oftalmologia; lâmpadas de fenda, instrumento usado por oftalmologistas e optometristas, para avaliação do meio ocular; microscópio especular de córnea, utilizado em pré-operatório de cirurgias intraoculares em geral, tais como a cirurgia de catarata, glaucoma e transplante de córnea, assim como nas doenças propriamente ditas da córnea; retinógrafo, aparelho usado para diagnosticar doenças da retina e nervo óptico.
Um cronograma será apresentado em breve para o início das cirurgias. Além disso, a Sesa trabalha na transparência das filas de atendimento, para que os pacientes possam acompanhar através do portal da saúde, o que dará mais transparência no processo de marcação e espera das consultas e cirurgias.
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