GEA apresenta resultados do Projeto Florestas Alimentando o Ar
Iniciativa visa fortalecer políticas públicas do uso sustentável do capital natural.
Resultados do projeto desenvolvido na região centro-oeste do Amapá foram apresentados nesta segunda-feira
Nesta segunda-feira, 25, o Governo do Estado do Amapá (GEA) promoveu uma apresentação das atividades executadas pelo Projeto Florestas Alimentando o Ar (FAA), que visa contribuir com a gestão das áreas protegidas do Amapá, por meio do fortalecimento de políticas públicas que promovam o uso sustentável do capital natural. O projeto é coordenado pelo Instituto de Florestas do Amapá (IEF).
O FAA retornou no mês de abril deste ano, com a prestação do serviço de assistência técnica e extensão florestal aos produtores rurais da bacia do alto Rio Araguari, localizado no centro-oeste do Estado, e abrange uma parte dos municípios de Porto Grande, Ferreira Gomes, Pedra Branca do Amapari e Serra Navio.
Durante as apresentações, que aconteceram no auditório da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, foram explanados resultados do projeto tais como as capacitações e oficinas realizadas com as famílias rurais dos municípios de Serra do Navio e Ferreira Gomes; construção de componentes de comunicação e atividades técnicas de manejo florestal sustentável e produção sustentável.
A técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Rosa Dalva de Oliveira, em seu painel de apresentação, falou a respeito do Plano de Comunicação das Unidades de Conservação Estaduais (UCs) do Amapá, criado em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), o IEF e a Conservação Internacional Brasil (CI), que está contribuindo com a gestão das UCs por meio de estratégias de comunicação entre os atores responsáveis pela gestão e os moradores e, ainda, garantindo a divulgação e propagação das ações nas UCs.
O evento contou com a presença de integrantes da empresa Japonesa Daikin Ltda, do ramo de eletrodomésticos, uma das parceiras do FAA. Os empresários estão visitando o Amapá e acompanhando algumas atividades executadas pelo projeto. A empresa firmou um acordo de cooperação com o IEF, com aporte de R$ 250 mil, para atividades do projeto.
Na ocasião, o presidente da Dakin, Masanori Oda, destacou que a multinacional apoia essas atividades em sete locais do mundo, entre eles, o Estado do Amapá. “Sabemos da serenidade de projetos como este, e o bem social gerado por meio da conservação do meio ambiente nessa região, por isso, contribuímos com causa como esta”, afirmou Oda.
O coordenador de projetos e representante do grupo da CI, Josinei Garcia, explicou que a organização visa a proteção da biodiversidade e áreas selvagens. E o Amapá foi eleito como uma área prioritária pela instituição. Ele informou que, após as exposições institucionais, os participantes se deslocarão até os municípios de Serra do Navio para conhecerem e vivenciarem de perto a realidade das comunidades envolvidas no projeto.
O presidente da Associação Agroextrativistas Ribeirinhos do Rio Araguari - Bom Sucesso, Raimundo Marques, disse que o projeto beneficiou famílias da região do Alto do Araguari com capacitações e cursos, possibilitando a troca de informações e o aprendizado direto. “Termos esse apoio técnico e social nos ajuda a desenvolver melhor nossas atividades”.
Ao final, os participantes receberam um kit contendo um vídeo e duas publicações com resumo do Plano de Manejo da Floresta Estadual do Amapá (Flota).
Parceiros
Para a realização das atividades do Projeto FAA, o IEF/AP conta com uma rede de parceiros, entre eles: Conservação Internacional Brasil, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade pela Unidade de Conservação Floresta Nacional do Amapá, Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá, Instituto de Pesquisa e Formação Indígena, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Cooperativa Agroextrativista de Produtores de Açaí da Serra do Tumucumaque, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Serra do Navio, Associação Agroextrativista dos Agricultores e Moradores do Assentamento de Serra do Navio, Associação dos Agroextrativistas Ribeirinhos do Rio Araguari- Bom Sucesso e a Empresa Japonesa Daikin Industries Ltda.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!