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Dia Nacional do Surdo é celebrado com avanços no Amapá

Polícia Militar anuncia abordagem em Libras e canal de comunicação específico para deficientes auditivos.

Por Redação
26/09/2017 15h54

A Polícia Militar do Amapá é terceira do país ao criar uma abordagem específica para os deficientes auditivos

O Dia Nacional do Surdo foi comemorado nesta terça-feira, 26, com avanços para a população deficiente auditiva do Amapá. O governo estadual anunciou um conjunto de ações voltadas para este público durante o evento “Mãos que falam, olhos que ouvem: a inclusão do deficiente auditivo no atendimento da Polícia Militar do Estado do Amapá”. O encontro ocorreu no Museu Sacaca e reuniu autoridades do setor de segurança pública, além de estudantes, professores, pesquisadores e representantes da sociedade civil.

Uma das medidas anunciadas pelo governo estadual foi o Procedimento Operacional Padrão (POP) de abordagem policial específica a pessoas surdas, na qual o policial deve se dirigir aos deficientes auditivos utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras), segunda língua oficial da população brasileira, com mais de dez milhões de falantes em todo território nacional. A Polícia Militar do Amapá é a terceira do país a adotar a medida. 

A elaboração do documento foi de iniciativa do Batalhão de Radiopatrulhamento Motorizado (BRPM) com colaboração do Centro de Atendimento ao Surdo (CAS). Durante o mês de outubro, as instituições capacitarão cerca de 100 policiais em Libras. A meta é habilitar 1.000 militares no período de 12 meses.

“Este procedimento agrega pessoas que pertencem às minorias sociais e que também merecem todo nosso respeito e devem ser incluídas para que a instituição possa melhorar a qualidade do seu serviço”, pontuou o comandante do BPRM, major André Luiz Souza. 

Atendimento

A população surda do Amapá também passa a contar com um canal de comunicação exclusivo para deficientes auditivos. Trata-se de um número telefônico que torna possível a denúncia por meio de mensagens de texto do aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, o deficiente deve se dirigir ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) e preencher um cadastro. A partir desse momento, ele receberá o número de contato.

Para o comandante da PMAP, coronel Rodolfo Oliveira, os lançamentos representam um avanço na instituição que, aos 42 anos, está em ascensão e disposta a inovar. "Trabalhamos sempre com o objetivo de atender a todos da melhor forma possível. Somos servidores públicos e nosso maior objetivo é servir ao público”.

Rodrigo Pimenta, presidente da Associação dos Surdos de Santana, participou do evento e ressaltou que se sente satisfeito com a iniciativa. Ele relatou que presenciou em vários momentos a dificuldade encontrada pelos surdos em acionar a Polícia Militar. Com a medida, ele acredita que a barreira será superada. “Com a criação deste canal de comunicação, o surdo será mais independente, quando precisar de ajuda, e com a abordagem específica ele se sentirá ainda mais seguro, quando encontrar um policial. Fico muito feliz que as ações sejam anunciadas justamente no Dia Nacional do Surdo”, afirmou.

Avanços

Após o anúncio das medidas, houve uma mesa-redonda com autoridades do poder público e representantes de entidades, que discutiram sobre os avanços.  Na ocasião, o público pôde comentar e tirar dúvidas. As sugestões foram incluídas em um relatório da PMAP e serão utilizadas para tornar o atendimento ainda mais eficiente.  “O procedimento é flexível e pode ser modificado a qualquer momento”, afirmou o coronel Rodolfo.

A professora Pamela Matos é surda e faz parte do curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Ela integrou a mesa-redonda e destacou que ambas as ações demonstram a sensibilidade da PMAP ao reconhecer a importância de alcançar a população surda. “Com estas mudanças não conseguiremos mudar a sociedade de imediato, mas com um passo de cada vez conseguiremos alcançar nosso objetivo”, pontuou.

O secretário de Segurança Pública, Ericláudio Alencar, destacou que as inovações são resultado de uma preocupação em oferecer o serviço de qualidade à população. “Estamos trabalhando arduamente para dar o melhor de nós a sociedade amapaense”, afirmou o gestor.

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