Novo sistema de gestão ambiental é apresentado aos servidores da Sema
O objetivo é analisar o sistema desenvolvido, verificando se o mesmo atende as necessidades do órgão ou adaptá-lo às novas sugestões.
O GPAF está sendo projetado desde 2015 para atender a demanda de gestão de processos dos órgãos que trabalham com a parte ambiental e fundiária, como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap).
Segundo o diretor-presidente do Prodap, Lutiano Costa da Silva, o GPAF vai otimizar a gestão nos órgãos. “Hoje o trabalho é manual, com papel, o que dificulta o controle do órgão. Com a informatização, a gestão interna vai melhorar e todas as consultas poderão ser feitas online”, garantiu.
O sistema também vai acelerar o andamento dos processos e possibilitar tais acompanhamentos de forma mais fácil. Por ser online, o GPAF vai dar maior transparência ao trâmite processual. Todas as informações consideradas livres estarão disponíveis para acesso.
O controle estatístico dos indicadores ambientais é outra vantagem do sistema. “Em uma próxima fase, o sistema será aberto para os órgãos municipais, para que o Sistema Estadual do Meio Ambiente possa controlar os processos dentro dos municípios. Isso vai nos dar uma visão geral do que está acontecendo na gestão ambiental dentro do Estado”, pontuou o secretário estadual de Meio Ambiente, Marcelo Creão.
Após a fase de conclusão, o GPAF será primeiramente implantado na Sema e em seguida no Imap. O sistema foi desenvolvido com recursos da Ferreira Gomes Energia em cumprimento a condicionante ambiental de apoio à gestão ambiental.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!