Barco Extensionista é entregue as comunidades ribeirinhas do Amapá
Durante os quatro dias de ação mais de 400 atendimentos deverão ser realizados, superando a expectativa inicial
A unidade fluvial com capacidade para 20 técnicos está vinculada aos escritórios locais de extensão rural que atuam na região do estuário amapaense, e deve funcionar como suporte logístico nas atividades da extensão rural.
O Governo do Amapá entregou oficialmente na última quinta-feira, 19, o Barco Extensionista - escritório fluvial de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) - na Vila Maranata, na foz do Rio Ajuruxi, no município de Mazagão. Para marcar a entrega foi realizada uma ação nos dias 18 e 19, voltada para os agricultores familiares da região. Os serviços são coordenados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR).
Diversos serviços foram ofertados na ação, entre eles a emissão de Carteira de Identidade Rural, visitas técnicas a produtores em suas unidades de produção familiar para prestação de serviços de ATER; além de levantamento de campo para emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP); orientações a agricultores e extrativistas sobre o Pronaf e o Fundo de Desenvolvimento Rural (Frap) e orientações de acesso às políticas sociais.
A unidade fluvial com capacidade para 20 técnicos está vinculada aos escritórios locais de extensão rural que atuam na região do estuário amapaense, e deve funcionar como suporte logístico nas atividades da extensão rural.
Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Robério Nobre, os resultados da ação de governo foram além das expectativas. “Observamos uma grande adesão por parte das comunidades e esse é nosso objetivo: dar auxílio aos nossos produtores do setor primário. Esperamos que ocorra dessa maneira em todos os locais”, afirmou.
A agricultora Joana Brito, 32, destacou a satisfação em poder ter acesso aos serviços de assistência em sua própria comunidade. “Temos dificuldades em chagar até a sede de Mazagão ou mesmo em Macapá para buscar esses atendimentos e com esta atividade facilita muito para nós”, declarou.
O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Hélio Dantas, avaliou de forma positiva este primeiro momento das atividades. “Trabalhamos muito para que tudo ocorresse dentro do planejado e agora estamos acompanhando in loco o desenrolar das ações e certamente já temos um resultado satisfatório”, disse.
Nestes dois primeiros dias de ação mais de 200 atendimentos foram realizados e a partir desta sexta-feira, 20, a equipe do Barco Extensionista realizará os serviços nas comunidades do Rio Ariramba, ainda no município de Mazagão.
Com a aquisição da unidade fluvial as regiões ribeirinhas do Bailique, Itaubal, Santana, Macapá, Mazagão e Vitória do Jari, serão atendidas dentro de um cronograma que deve se estender até o ano que vem.
A ação governamental articula diversos órgãos do Poder Executivo do Estado, incluindo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Instituto Estadual de Floresta (IEF), de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa), do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial (Imap) e Universidade Estadual do Amapá (Ueap); com apoio de sindicatos e associações das regiões ribeirinhas do Amapá, Incra e Embrapa.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!