Com 110 mil atendimentos contabilizados, Cerpis completa dois anos de atividades
Serviço conta, atualmente, com 34 clínicas de métodos terapêuticos, dando assistência para 1.450 pacientes.
A programação comemorativa teve recepção para 150 novos usuários, com café da manhã, massoterapia, música ao vivo e biodança.
Nesta terça-feira, 24, o Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis) comemorou dois anos de inauguração com uma festa dedicada especialmente aos pacientes e servidores da unidade, em uma programação de recepção para 150 novos usuários, com café da manhã, massoterapia, música ao vivo e biodança.
Nesses dois anos de atividade, o Cerpis já realizou mais de 110 mil atendimentos nos 34 métodos terapêuticos que são ofertados diariamente. Atualmente, o centro dá assistência para 1.450 usuários, sendo na sua maioria idosos que dispensaram o uso de medicamentos para se livrar de dores, uma das principais causas de procura pela medicina natural.
Lurdes Palheta, de 65 anos, é uma das pacientes que, em maio deste ano, deu início ao tratamento para aliviar as dores nos joelhos. "Antes de vir para cá, eu tomava um remédio que me dava muito sono e mesmo assim ainda andava de muletas por não suportar as dores. Hoje já ando por todos os lados e sei que essa é a realidade de muitos pacientes aqui. Então só tenho a agradecer", disse a idosa.
O trabalho desenvolvido pelo Cerpis é reconhecido nacionalmente como prática de prevenção e tratamento de doenças, dispensando a medica alopática, que faz uso de medicamentos com ação específica nos sintomas. "Eu estou muito emocionado em ver o Cerpis tão grande e reconhecido pela eficácia dos métodos terapêuticos que são desenvolvidos aqui e pela quantidade de pacientes que apresentam melhoras diariamente", afirmou Eziwaldo Monteiro, diretor da unidade.
Pela eficácia, que tem impacto direto no alívio da demanda recebida pelos hospitais, o Cerpis tem um projeto de ampliação já aprovado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que possibilitará a inclusão de mais serviços como termalismo social, com o uso de uma piscina, trofoterapia e fitoterapia, além do aumento da capacidade de atendimento.
"O trabalho realizado pelo Cerpis, deixou de ser uma ação de governo e hoje é uma ação de estado que beneficia centenas de pessoas com melhoras significativas", ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Gastão Calandrini.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!