Waldez reúne com representantes da Câmara Municipal de Oiapoque
Durante o encontro, foram discutidas ações para fortalecer o desenvolvimento da cidade.
Durante o encontro, Waldez destacou a importância do diálogo entre agentes políticos de diferentes poderes
Estreitar as relações com todos os municípios do Estado é uma das prioridades do Governo do Amapá. Para reforçar este compromisso, o governador Waldez Góes recebeu nesta quarta-feira, 25, representantes da Câmara Municipal de Oiapoque e da prefeitura do município para discutir sobre prioridades do município e parcerias que possam beneficiar a população oiapoquense. Participou do encontro, ainda, o presidente da Câmara Municipal de Macapá, Acácio Favacho.
O presidente da Câmara Municipal de Oiapoque, José Lobo, reconheceu o esforço do Governo do Estado em promover o desenvolvimento da cidade. Durante o mês de setembro, o município recebeu a visita do governador e foi beneficiado com entregas de máquinas agrícolas para uso de produtores rurais e equipamentos escolares para aparelhar as três escolas estaduais no município. Na ocasião, foram anunciadas obras de infraestrutura importantes para a cidade, como a retomada da obra da praça Eucildo Crescêncio Rodrigues. Os representantes da Câmara Municipal de Oiapoque solicitaram apoio nas áreas da mobilidade urbana, saúde, agricultura e infraestrutura.
Waldez Góes destacou a importância de fortalecer o diálogo entre governo estadual e os representantes da Câmara Municipal de Oiapoque em benefício da população. O governador ressaltou que um ambiente de harmonia entre agentes políticos facilita a criação de alternativas em benefício da população. “É um dever nosso preservar a democracia”, pontuou.
Em relação aos investimentos de agricultura, o governador afirmou que uma equipe do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) visitará o município nos próximos dias para fortalecer o apoio aos produtores da região. “Nós já temos os equipamentos agrícolas, que são ferramentas fundamentais, agora precisamos fortalecer o acompanhamento técnico para atender os produtores da melhor forma possível”, ressaltou Góes. A ação será desenvolvida inicialmente em localidades com maior número de assentados e de produtores.
Durante o encontro, Waldez afirmou, ainda, que Oiapoque será contemplada com obras de mobilidade urbana, ao todo, 17 km de extensão serão contemplados com os serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação, ciclovia, além de sinalização horizontal e vertical. As obras serão executadas pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) e pelo Departamento Estadual de Trânsito no Amapá (Detran). Os investimentos são necessários para garantir melhorias no trânsito da cidade, cujo fluxo de automóveis cresceu 20% desde a inauguração da Ponte Binacional na fronteira entre Oiapoque e Saint Georges, na Guiana Francesa.
Infraestrutura
O chefe do Poder Executivo estadual ressaltou que há trabalhos preliminares para viabilização de projetos como a construção da Câmara Municipal de Oiapoque e do aterro sanitário da cidade. “Fizemos os investimentos nestes trabalhos preliminares que são fundamentais para a execução dos projetos”, afirmou.
Saúde
Em relação aos investimentos em saúde, o Hospital Estadual de Oiapoque em breve será contemplado com um aparelho de raio-x que já se encontra em Macapá. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), a sala onde o aparelho será instalado passa por adaptações necessárias para recebê-lo. Outro investimento está sendo feito no setor de lavanderia, com a construção de uma ala para ampliar o serviço na unidade.
O estabelecimento de saúde recebeu outros investimentos. Recentemente, o hospital passou a utilizar um poço de 75 metros de profundidade que encerrou o problema de abastecimento de água na unidade, que também foi beneficiada com equipamentos novos, berços infantis, três cadeiras de rodas, um monitor multiparamétrico, duas seladoras cirúrgicas e uma mesa cirúrgica.
Educação
Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seed), o Governo do Amapá vem priorizando a melhoria do ensino em Oiapoque. Atualmente o Programa MedioTec atende alunos do Ensino Médio do município. Trata-se de uma ação nacional que visa o fortalecimento das políticas de educação profissional, oferecendo ensino técnico de nível médio articulado de forma simultânea com as redes de educação e com o setor privado.
Além disso, o município é um dos locais onde serão aplicadas as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), destinado a jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade apropriada, além dos que já fizeram Exame de Massa em anos anteriores, mas ainda devem algumas disciplinas para a conclusão dos estudos. O exame deve ocorrer em 19 de novembro.
Parlamento Forte
Durante o encontro, o presidente da Câmara Municipal de Macapá, Acácio Favacho, mencionou o lançamento do projeto Parlamento Forte, que ocorreu nesta quarta-feira, 25, com o propósito de aproximar os poderes Legislativos municipais ao Executivo estadual e aos demais poderes institucionais. A iniciativa permite que as sessões ordinárias das câmaras de vereadores do estado do Amapá possam ocorrer na Câmara Municipal de Macapá.
Waldez Góes parabenizou a iniciativa e acrescentou que “este projeto reafirma a representatividade democrática e, sobretudo, a relação entre sociedade e poderes”, concluiu.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!