Bombeiros militares orientam estudantes sobre o Aedes aegypti
Palestra e vistorias na área interna e externa da Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral foram realizadas.
Na área externa da escola, estudantes identificaram possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti
Cerca de 400 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral - de gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP) -, receberam na manhã desta sexta-feira, 27, orientações e executaram atividades práticas sobre a prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.
A atividade finalizou os trabalhos do projeto “Defesa Civil nas Escolas”, de 23 a 27 de outubro, durante a Semana Nacional de Mobilização do Setor Saúde, Educação e Assistência Social de Combate ao vetor que transmite a dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. O projeto é executado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), e trabalha eixos voltados à Defesa Civil, tendo essa semana, como foco, o combate ao mosquito.
30 militares, junto ao corpo discente da escola, ministraram palestras utilizando materiais educativos referentes ao tema. Os alunos ainda realizaram, com acompanhamento dos bombeiros, a “Patrulha Aedes”, que agregou vistorias na área interna e externa da instituição de ensino localizada na zona norte da capital, visando identificar e eliminar possíveis criadouros de larvas do vetor, como folhas, potes de plástico, pneus, tampas de garrafa pet e quaisquer outros objetos que acumulem água parada.
Milena Gasel, 13 anos, aluna do 8º ano, disse que “o dia foi muito produtivo. Muitas pessoas infelizmente não dão a importância devida a esses assuntos, não se preocupam em depositar o lixo de forma correta ou manter os seus quintais limpos. Precisamos cuidar do meio ambiente e da nossa saúde. Esse mosquito traz muitas doenças e agindo corretamente hoje, nós vamos garantir um Amapá e um país melhor no futuro, longe dessas e de outras doenças”, explanou.
Para o coordenador disciplinar da escola, que atende cerca de 900 alunos dos ensinos Fundamental e Médio, tenente bombeiro militar Charles Costa, o projeto fomenta a cidadania nos alunos e reforça neles o dever de manter limpos todos os ambientes que frequentam, dentro e fora da escola.
“É de extrema importância aguçar neles a vontade de contribuir com a sociedade. Na nossa escola, além de ensinar as disciplinas regulares, trabalhamos a formação moral para que aprendam como serem cidadãos de bem, sabendo seus direitos e deveres, contribuindo com a coletividade. Essas atividades vieram para somar ainda mais neste aspecto”, considerou Costa.
A coordenadora do projeto, tenente bombeiro militar Meiry de Lima, destacou que a sensação é de dever cumprido. A semana contemplou ações de capacitação de militares, professores, atividades práticas nos quartéis e nas escolas da rede estadual, dentre outras.
“O trabalho foi bastante proveitoso, com resultados extremamente positivos. Disseminar a cultura de prevenção e combate para diminuir os índices de proliferação do Aedes é um compromisso da corporação, do Estado, visando a saúde e o bem-estar da população. Portanto, as atividades continuam além da semana nacional de combate, tanto por nós quanto por todos os alcançados, que agora são multiplicadores dessa cultura”, concluiu a tenente Meiry.
Defesa Civil nas Escolas
O projeto foi lançado no início deste mês e conta com o empenho de militares da coordenadoria e do CBM-AP. São parceiros a Secretaria de Estado da Educação, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) e Ministério Público Estadual.
A expectativa é de alcançar cerca de mil alunos até o fim deste ano e expandir os atendimentos a escolas municipais da capital.
As palestras e atividades, além de prevenção e combate ao Aedes, seguem os seguintes eixos temáticos: noções de defesa civil, chuvas intensas e suas consequências na capital do Estado; educação ambiental e desastres naturais na cidade; prevenção de acidentes domésticos; noções básicas de primeiros socorros; e cuidados iniciais em situação de urgência.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!