Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo inicia testes em novo sistema de marcação de consultas

Medida fará com que os usuários de outros municípios não precisem se deslocar à capital para marcar consultas e exames.

Por Redação
30/10/2017 21h59

O Governo do Amapá inicia nesta quarta-feira, 01, a fase de testes do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), procedimento que oferecerá atendimento mais humanizado, acabando com as filas de marcação de consultas no Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (Same) do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL). Os primeiros municípios a testarem o sistema, inicialmente na especialidade de ortopedia, serão Amapá e Tartarugalzinho.

O sistema é completamente informatizado. Todo o agendamento será solicitado pelo paciente munido de Carteira de Identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e encaminhamento, via on line, emitido na Unidade Básica de Saúde (UBS) onde for consultado.

 "Os usuários poderão marcar as consultas após receber o encaminhamento para os médicos especialistas nas unidades de saúde dos municípios, onde terão o primeiro acolhimento", explicou o coordenador de regulação, controle e avaliação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Alex dos Santos.

Com a implantação das centrais de marcação de consultas e exames, todas as UBSs que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) vão ficar interligadas em uma rede de computadores. A segunda etapa do projeto deve ter início a partir de janeiro de 2018 em outros municípios.

O preenchimento correto das requisições é importante, pois, com a informatização, o usuário sairá da unidade de saúde, sabendo o local, o dia e a hora em que terá acesso ao serviço, inclusive com o nome do médico que vai fazer o atendimento.

Os municípios ficarão responsáveis por fornecer o espaço e o computador conectado à internet para que o usuário possa agendar as consultas. A solicitação deverá ser homologada pela Central de Ambulatório Especializado (CAE) em até 24 horas, já determinando a data e o médico especialista que será responsável pelo atendimento.

Isso fará com que os usuários de outros municípios não precisem se deslocar para a capital para marcar consultas e exames.

O Sisreg

É um sistema web, criado para o gerenciamento de todo complexo regulatório, através de módulos que permitem desde inserção da oferta até a solicitação de consultas e exames, objetivando maior organização e controle do fluxo de acesso aos serviços de saúde, otimização na utilização dos recursos assistenciais e visando a humanização no atendimento. É uma ferramenta fornecida pelo Ministério de Saúde de forma gratuita.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!