Programa busca estimular ética e cidadania em 28 escolas estaduais
O programa denominado “Um por Todos e Todos por Um!” busca estimular entre os estudantes o maior envolvimento com as questões sociais
Alunos da rede estadual de ensino vão participar este ano de um projeto inovador. O programa denominado “Um por Todos e Todos por Um!” busca estimular entre os estudantes o maior envolvimento com as questões sociais, proporcionando assim uma formação mais crítica e consciente sobre direitos e deveres.
A secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, recebeu nesta quarta-feira, 27, dois representantes da Controladoria de Geral da União (CGU) para discutir o programa. A reunião aconteceu no gabinete da Seed.
O técnico de finanças do controle, Aroldo Gomes, explicou que no Amapá 28 escolas estaduais serão beneficiadas com o programa. Destas, 23 foram indicadas pelo Ministério da Educação (MEC) por já participarem do “Programa Mais Educação”, e outras cinco foram indicadas pelo Ministério da Justiça por estarem localizadas em áreas de vulnerabilidade social.
O programa é destinado aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental e oferece a oportunidade de conhecer e trabalhar em atividades de classe ou em família, os conceitos de cidadania, democracia, interesse público, inclusão social, participação e autoestima.
Para que o programa aconteça nas escolas estaduais, a Controladoria Geral da União irá capacitar os professores das referidas unidades escolares. O curso será aplicado no próximo mês de março, na modalidade à distância. A CGU ficará responsável por fornecer o conteúdo pedagógico e por repassar a metodologia de aplicação, bem como monitorar a implantação do programa.
O material didático desenvolvido para execução do programa é composto por manuais, cadernos de atividades, jogos, cartazes e histórias em quadrinhos que visam estimular no aluno a consciência como cidadão. “Os alunos participarão de ações sociais, a respeito das diversidades, autoestima, responsabilidade cidadã e interesse pelo bem estar”, afirmou Aroldo Gomes.
A previsão é que o programa seja implantado a partir do início do calendário escolar deste ano, em março.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!