Governo do Estado e Ministério da Integração alinham projeto que contempla a Rota do Açaí
O objetivo é promover o desenvolvimento e a integração econômica por meio da estruturação da cadeia produtiva do açaí.
A equipe técnica envolvida na implantação da rota acompanhou o descarregamento de açaí nas cidades de Santana e Mazagão.
O governo federal, Governo do Amapá e entidades parceiras promoverão o projeto Rota do Açaí, que visa incentivar o desenvolvimento econômico da região e a inclusão por meio da estruturação da cadeia produtiva do açaí.
O projeto faz parte do programa Rotas da Integração, da Coordenadoria Geral de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração, que atua hoje em cinco rotas nacionais como Rota do Cordeiro, Rota do Mel, Rota do Leite, Rota do Peixe e Rota do Açaí. No Amapá serão trabalhadas as rotas do açaí e do peixe.
Nesta segunda-feira, 6, houve uma visita às comunidades extrativistas e cooperativas que trabalham com o fruto. A equipe técnica envolvida na implantação da rota acompanhou o descarregamento de açaí nas cidades de Santana e Mazagão. O grupo foi coordenado por técnicos da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá e integrou representantes do Ministério da Integração; Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam); Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Amapá; Organização de Cooperativas do Amapá (OCB); e Instituto Carbono Zero.
“Inicialmente vamos trabalhar a Rota do Açaí. Nossa vinda ao Estado do Amapá foi exclusivamente para ouvir esses produtores e identificar os principais gargalos que nós possamos solucionar e também alinhar com nossos parceiros a execução do projeto. O Amapá precisa desse apoio para fortalecer as suas potencialidades e se integrar a grandes mercados consumidores”, destacou a coordenadora geral do Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração, Aline Fagundes.
De acordo com o presidente OCB, Ocimar Pureza, o projeto vai beneficiar cerca de três mil famílias que vivem da produção do açaí em todo Amapá. “Ficamos felizes, pois é isso que a gente espera do poder público, queremos ser lembrados e esse projeto rota do açaí que vai contemplar três mil famílias do consócio do açaí nos deixa muito esperançosos quanto a dias ainda melhores”, salientou Pureza.
Para o técnico da Agência Amapá, Diogo Costa, o momento é muito oportuno para evidenciar as potencialidades amapaenses. “Sem dúvidas açaí é um produto alimentar que vem ganhando reconhecimento nos mercados consumidores nacionais e internacionais. No Amapá está localizado o único açaizal do mundo com certificado do Conselho de Manejo Florestal, o FSC [Forest Stewardship Council] e isso tem dado destaque para o Estado como forte produtor do fruto, então, o governo do Estado receber este apoio do governo federal para valorizar ainda mais o que é nosso é muito importante, principalmente por estar próximo e saber o quanto esses produtores merecem ser valorizados”, disse Costa.
Para alinhar a execução do projeto rota do açaí no Amapá, haverá uma reunião às 16 desta terça-feira na Agência Amapá com representantes do Sebrae, OCB, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Secretaria da Agricultura, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá, Universidade Federal do Amapá, Instituto Estadual de Florestas, Embrapa e as coordenadoras do Ministério da Integração e Sudam, Aline Fagundes e Aline Dias.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!