Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Novembro Azul: Seed promove programação sobre saúde do homem

Ação contou com música, culto ecumênico, palestra e outros serviços na manhã desta terça-feira, 14.

Por Redação
14/11/2017 11h55

Evento contou com acolhimento motivacional, culto ecumênico, música, apresentação do Coral Walkíria Lima, palestras, testes rápidos, orientação, entre outros serviçosEvento contou com acolhimento motivacional, culto ecumênico, música, apresentação do Coral Walkíria Lima, palestras, testes rápidos, orientação, entre outros serviços

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou, na manhã desta terça-feira, 14, uma ação alusiva ao Novembro Azul para chamar a atenção dos homens sobre a importância de cuidar da própria saúde. A programação, realizada no hall da secretaria, contou com acolhimento motivacional, culto ecumênico, música, apresentação do Coral Walkíria Lima, palestras, testes rápidos, orientação, entre outros serviços de saúde e cuidados dedicados ao público masculino.

O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido, pois a próxima sexta-feira, 17, será o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.

O funcionário público Marcio da Conceição, 38, aprovou a iniciativa da secretaria como incentivo para o cuidado com a saúde. “É fundamental esse cuidado. Eu me preocupo com a alimentação e sempre busco assistência médica quando necessário”, disse.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Para a secretária adjunta de Apoio à Gestão de Pessoas, Neirian Quadros, mesmo com a rotina diária, todos devem dedicar um tempo para avaliar a saúde. “Precisamos nos perguntar sempre se estamos nos cuidando o suficiente”, afirmou.

A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Centro de Educação Profissional de Música Walquíria Lima, Instituto do Câncer Joel Magalhães (Ijoma), Sindicato dos Servidores Públicos Federais Civis do Amapá (Sindsep/AP), Colégio Amapaense, entre outros.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!