Polícia Militar intensifica combate a furtos e roubos de veículos
Um número de telefone foi colocado à disposição das pessoas para denúncias e o combate a esse tipo de crime.
Picape furtada no dia 9, em uma lavagem de carros, foi recuperada pelo Bope, na quarta-feira
O Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sejusp), vem implementando ações no sentido de combater furtos e roubos de veículos em Macapá. Além das investigações e a atuação direta da polícia nesses casos, foi colocado à disposição da população um número de telefone para denúncias que tem ajudado bastante no combate a esse tipo de crime.
De acordo com estatísticas do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope), cerca de 60% dos veículos furtados ou roubados no Estado são recuperados. “Agora, com a implantação do telefone para denúncias, vamos aumentar ainda mais esse percentual”, acredita o tenente Hércules Lucena, do setor de comunicação do Bope. Segundo ele, a média de ocorrências desse tipo de crime no Estado é de duas por dia, sendo a maioria motocicletas.
De acordo com o Bope, as quadrilhas encaminham os veículos para cidades do interior do Pará, e depois, para outros estados da Federação. Para intensificar o combate a essa prática, a polícia criou um serviço telefônico de denúncia que já vem dando resultados. A comunidade tem repassado informações pelo número 99192-2498 e facilitado a ação dos policiais.
Um exemplo da colaboração da população foi a recuperação de dois veículos na última quinta-feira, 16, localizados em uma oficina na Rodovia do Curiaú, Zona Norte da cidade. Um deles, uma picape branca, já havia sofrido adulterações na placa e cabine. O veículo foi furtado no dia 09 do pátio de uma lavagem. O proprietário e funcionários da oficina foram presos.
Este foi apenas um dos inúmeros casos em que as denúncias feitas pela população via telefone deram resultado. Na avaliação da PM, existe uma relação de confiança e vontade de colaborar para combater esse tipo de crime.
O tenente Hércules informou ainda que hoje 20 policias receberam treinamento para identificar veículos roubados. O militar também falou da importância da comunidade no repasse de informações que são mantidas em sigilo. Além disso, o Batalhão possui uma sala de atendimento para a população que procura orientações sobre como repassar informações da atuação dessas quadrilhas.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!