Plataformas digitais serão novas armas de combate ao Aedes
Nesta quinta-feira, 28, os municípios deverão apresentar um calendário de ações para ser executados no mês de fevereiro.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Defesa Civil, secretários e representantes dos 16 municípios do Estado definiram a data 27 de fevereiro como “Dia D de Combate ao Aedes”. A reunião aconteceu no auditório da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS), na última segunda-feira, 25.
Além da capital, os municípios de Laranjal do Jari, Oiapoque e Santana serão os que vão receber as primeiras ações por reunirem as maiores incidências de foco do mosquito Aedes Aegypti. “Os executores das ações de combate são os municípios, porém, essas ações não serão isoladas. O apoio do Executivo ou dos órgãos pactuantes é necessário”, explicou a secretária da Sesa, Renilda Costa.
Nesta quinta-feira, 28, os municípios deverão apresentar um calendário de ações para ser executados no mês de fevereiro.
Aplicativo
Um dos destaques dessa campanha é a utilização de plataformas digitais que vão servir como meio de comunicação e também de denúncias de possíveis criadouros do mosquito.
A Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) e o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação do Amapá (Prodap) informaram que até o dia 11 de fevereiro o aplicativo “Detona Aedes” já estará disponível para os smartphones.
Através desse aplicativo, o usuário poderá capturar uma foto do foco do mosquito. Antes de enviar a fotografia, será necessário o preenchimento de um formulário com os dados pessoais para que a localização seja facilitada.
Essas informações serão gerenciadas pelo Prodap, que as encaminhará para a Sala de Situação montada para direcionar a Vigilância em Saúde e os órgãos responsáveis pela fiscalização.
Outra aba do aplicativo vai explicar os sintomas da doença. Também haverá o ícone “Serviços”, onde o cidadão terá acesso aos endereços de todas as unidades hospitalares do Estado, facilitando assim a procura diante de qualquer necessidade.
O aplicativo também terá um ícone denominado “Cadastre sua casa”. Por meio deste ícone, semanalmente o aplicativo emitirá um alerta para que a pessoa lembre de fazer um check list de limpeza e verificação dentro e fora do seu domicílio. Com essas informações, acredita-se que haverá um maior controle de quantos imóveis já estão participando da ação.
Site
O Prodap também anunciou que nesta quinta-feira, 28, um site estará no ar para consultas e informações. A página vai conter informações repassadas pelos municípios, vídeos, fotos e links com outros sites da administração pública. “Cada município terá uma senha para disponibilizar suas informações no site”, disse Renilda Costa.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!