GEA garante reabastecimento de medicação contra malária
Quantitativo de 45 mil comprimidos supre as demandas dos municípios com alta incidência da doença.
Governo do Amapá criou um grupo de trabalho para definir ações de combate à malária
A iniciativa do Governo do Estado do Amapá (GEA) de criar um grupo de trabalho para deliberar ações de combate e prevenção à malária começa a gerar resultados positivos. Nesta terça-feira, 21, chegou ao Estado um novo abastecimento de Primaquina, medicamento para o tratamento da doença.
A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) recebeu do Ministério da Saúde 45 mil comprimidos de 15 miligramas da medicação, que será liberada conforme solicitação dos municípios. O quantitativo é suficiente para suprir o Estado até fim de dezembro, quando será solicitado um novo carregamento para todo o primeiro trimestre de 2018.
O produto foi adquirido após a visita na sexta-feira, 17, do superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Dorinaldo Malafaia, à Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde, em Brasília. Malafaia cumpriu agenda com o secretário nacional da pasta, Cássio Peterka, e fez o pedido como parte das frentes de trabalho estabelecidas.
Este ano, o aumento dos casos de malária na região amazônica, incluindo o Amapá, fez com que o Estado ficasse em alerta e tomasse medidas para responder ao problema com a criação do grupo de trabalho, na semana passada, composto por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e Defesa Civil.
As ações emergenciais já se iniciaram, no fim de semana, com equipes dos três órgãos nos municípios com maior incidência de casos da doença. O primeiro município a receber as ações foi Oiapoque, no norte do Estado. Tanto a área central quanto a indígena estão sendo visitadas pelas equipes.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!