Cinco empresas firmarão contrato com o Centro de Incubação de Empresas do Amapá
Formalização acontecerá no dia 4 de dezembro. As empresas selecionadas são do ramo de alimentos, biotecnologia e movelaria.
Das cinco empresas que firmarão contrato, três vão ocupar salas no Centro de Incubação de Empresas
Cinco empresas que passaram por processo seletivo firmarão contrato, no dia 4 de dezembro, com o Centro de Incubação de Empresas do Amapá (CIE), vinculado ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa). Por meio do centro, o governo do Estado oferece apoio científico, operacional e tecnológico a empreendimentos locais, impulsionando os negócios e os consolidando no mercado local.
Os contratos serão de 12 meses, podendo ser renovados por mais 12. As empresas selecionadas são do ramo de alimentos, biotecnologia e movelaria.
Cleidione Oliveira, gestora do CIE, explica que das cinco empresas selecionadas, três serão residentes na incubadora (instaladas em uma das salas do centro) e duas serão não residentes “pois já estão instaladas em outro local e necessitam apenas de nosso apoio técnico”, pontuou.
A gestora enfatiza que o centro possui papel relevante no sentido de orientar e auxiliar os empreendedores a se firmarem, de fato, no mercado. “Muitos empreendimentos encerram as atividades por falta de apoio. Às vezes a pessoa têm uma boa ideia e um bom produto, mas não sabem gerir o seu negócio. O papel da incubadora é essencial neste sentido, pois o empreendedor chega com a ideia e nós lhe oferecemos os mecanismos necessários para que consiga se estabilizar no mercado”, destacou.
Capacitação
Antes de firmar contratos e entregar as chaves, o CIE ofertará aos empreendedores selecionados o último curso de uma série de capacitações que já foram ministradas. Na segunda-feira, 27, terá início o Curso de Gestão Financeira. Os empreendedores já foram capacitados anteriormente sobre Planejamento Estratégico, Gestão de Marketing, Sua Empresa na Internet e Gestão da Qualidade.
No primeiro semestre de 2018, será aberto novo processo seletivo com oferta de dez vagas para empreendimentos não residentes e duas vagas para empreendimentos residentes.
Processo de seleção
O edital do certame foi lançado, em maio deste ano, pelo Governo do Amapá, com o foco principal nas empresas que se disponham a usar recursos naturais da região amazônica – principal condição para usufruir dos incentivos fiscais do corredor econômico amapaense. Inicialmente, 30 ideias foram escolhidas para continuar na disputa. Depois disso, a comissão organizadora do certame analisou as propostas e divulgou o resultado final da seleção, quando 12 empresas foram selecionadas.
Nesse sentido, foram avaliados os projetos de empreendimentos inovadores que utilizaram tecnologia como um dos seus principais insumos, com enfoque não exclusivo, porém preferencial, nas áreas de produtos naturais como alimentos, fitofármacos e biotecnologia, tecnologia da informação, energias renováveis, aproveitamento de madeira, fitocosméticos relacionados às cadeias produtivas agroextrativista, agroindustrial e horticultura.
Parcerias
O Programa de Incubação de Empresas do Amapá existe há 20 anos e passou por uma reformulação em 2017, tornando-se mais abrangente. Para incentivar o empreendedorismo, o Governo do Amapá mobilizou outros órgãos da administração direta e indireta governamental para fortalecer o trabalho do centro com as empresas, como a Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, a Agência de Fomento do Amapá (Afap) e Universidade do Estado do Amapá (Ueap), além de instituições parceiras como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifap), a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec), o Serviço e Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amapá (Sebrae) e a Universidade Federal do Amapá (Unifap).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!