Governo intervém estrategicamente em municípios com aumento dos casos de malária
Orientações, medicação e políticas de enfrentamento pautam encontros com gestores e técnicos
Encontro de representantes do GEA com a prefeita de Oiapoque, Maria Orlanda, para traçar estratégias de combate à malária.
As ações de combate à malária, estabelecidas pelo grupo de trabalho formado pelo Governo do Estado do Amapá (GEA), estão sendo efetivadas desde o fim de semana nos municípios com maior incidência da doença.
Equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e a Defesa Civil buscam no diálogo com as autoridades e com a população levar orientações, medicação e políticas de enfrentamento para mudar o quadro de aumento dos casos no Estado.
No último sábado, 18, o diretor executivo da SVS, Emanuel Bentes, participou de um encontro com a prefeita de Oiapoque, Maria Orlanda, e a coordenação de endemias do município, localizado ao norte do Amapá, onde foi tratado sobre o controle da malária.
Os profissionais e gestores fizeram avaliação epidemiológica dos indicadores no município entre os dias 1 de janeiro e 15 de novembro. Nesse período, o município registrou 889 casos de malária. Sendo que destes, 549 eram em área indígena.
Emanuel Bentes alertou que a não execução da vigilância e controle por parte da União foi o que causou o incremento de casos de malária na região.
“Há muito tempo não se faz borrifação intradomiciiar, não se garante o diagnóstico precoce, e o tratamento imediato. O indígena vem de sua área para o município em busca de diagnóstico e tratamento. Ele dificilmente procura a unidade de saúde ou o hospital imediatamente, passa dois, três dias doente, com formas infectantes no sangue periférico, deixando o rastro de infecção de mosquitos que vão infectando as pessoas e isso estimula a cadeia de transmissão da doença”, explicou o gestor.
Para ajudar no acesso até as aldeias com casos da doença, o governo colocou à disposição do Dsei veículos para o trabalho das equipes.
Outra demanda em Oiapoque para o tratamento da malária eram os comprimidos de primaquina, que foram garantidos com a nova aquisição do medicamento após articulação em Brasília para solicitar novo abastecimento no Estado.
Além de Oiapoque, a SVS esteve na quarta-feira, 22, em Tartarugalzinho para reunião com a Secretaria de Saúde do município e nesta sexta-feira, 24, participa de reunião em Santana com o Conselho Municipal de Saúde para tratar dos casos de malária no segundo mais populoso município do Estado. Também na tarde desta sexta-feira, o superintendente participa de reunião no município de Mazagão com autoridades para novo cronograma de ações do GEA contra a malária no município.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!