Governo intervém junto à Eletrobras e consegue gerador para o Bailique
Um transformador será repassado à Companhia de Eletricidade do Amapá por meio de um termo de cessão.
A intervenção junto aos órgãos na capital federal foi feito pela Secretaria Extraordinária de Representação do Governo do Amapá (Seab). O equipamento deverá ser entregue até o fim desta semana. O fornecimento de energia é de inteira responsabilidade da CEA desde que o Bailique foi interligado ao Sistema Interligado Nacional.
O transformador, que está sem uso foi solicitado à Eletronorte no Estado, porém foi negado. Por isso, a Seab recorreu à Eletrobrás em Brasília para que o pedido fosse aceito. “Apresentamos as dificuldades que a comunidade está passando e que podem ser solucionadas com esse transformador que está parado na Eletronorte”, explicou o titular da Seab, Wander Azevedo.
Além do secretário Wander Azevedo, participaram das tratativas para a cessão do transformador o presidente da Eletrobras/Eletronorte, Tito Cardoso, e o diretor da empresa, Antônio Barra. Pelo acordo, o equipamento será repassado à CEA por meio de um termo de Cessão. A companhia, em contrapartida, fará a manutenção para que possa ser entregue ainda esta semana para o Bailique. O aparelho substituirá o antigo transformador que apresentou problemas e restabelecerá o fornecimento de energia da região interrompido há 31 dias.
O Arquipélago do Bailique é composto por oito ilhas: Bailique, Brigue, Curuá, Faustino, Franco, Igarapé do Meio, Marinheiro e Parazinho. Os cerca de 15 mil habitantes vivem em mais de 40 comunidades, atendidas pelo programa Luz para Todos.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!