Governo do Estado implanta projeto ‘Pai Presente’ nas unidades de saúde
Projeto incentiva a participação dos pais no pré-natal e parto dos filhos.
Profissionais de saúde do Amapá foram ao Rio de Janeiro conhecer experiências exitosas do projeto 'Pai Presente'
Servidores da saúde estiveram na cidade do Rio de Janeiro (RJ) para participar de uma capacitação a convite do Ministério da Saúde (MS). O objetivo é certificar o Amapá no projeto “Pai Presente” que busca fortalecer o vínculo de responsabilidade e afeto entre pais e filhos.
No ‘Pai Presente’, o homem é incentivado a participar no planejamento familiar e do pré-natal da parceira, além disso, existe o pré-natal do parceiro, onde é feita a promoção da saúde, da prevenção e do tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/AIDS, hepatites virais, exame de colesterol, pressão arterial e glicemia.
“O objetivo é que o pai se sinta parte da gestação, a antiga denominação era um binômio mamãe e bebê, hoje usamos o trinômio pai, mamãe e bebê, com o pai sendo uma figura mais ativa dentro dessa gestação”, explicou Rosiane Pereira, coordenadora de políticas de atenção à saúde da Secretaria de Estado da Saúde (sesa), que está desenvolvendo o projeto no Amapá.
Segundo Rosiane, as primeiras unidades a receber o projeto serão o Hospital Estadual de Laranjal do Jari, que obteve a melhor pontuação junto à Rede Cegonha, e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Brasil Novo, que se destacou com atendimentos exitosos em relação à saúde do homem.
Representantes das duas unidades estiveram presentes na viagem ao Rio de Janeiro, que aconteceu em novembro. Eles visitaram a UBS Morro Santa Marta e a Maternidade Carmela Dutra, ambas referências nacionais do “Pai Presente”. Através da iniciativa, as unidades conseguiram humanizar os atendimentos e reduzem índices de violência doméstica e de doenças sexualmente transmissíveis durante a gestação.
Alguns pontos do projeto já estão sendo executados nas unidades. Em Laranjal do Jari, por exemplo, nas salas de parto já é feito um processo conhecido como “árvore da vida”. O pai corta o cordão umbilical do bebê, e com a ajuda de um profissional, pega a placenta e a coloca em uma folha de papel em branco. O resultado desse processo é um desenho parecido com o de uma árvore, onde o pai poderá escrever todos os sentimentos e esperanças em relação à criança.
Em janeiro, a Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde fará visitas de acompanhamento nas unidades, para detectar o que pode ser aprimora no projeto, o objetivo e implementar o “Pai Presente” em todas as unidades de assistência à gestante do estado, incluindo o Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), referência em ginecologia, obstetrícia e neonatalogia do Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!