Exposições de projetos marcam a ‘Vitrine da Ciência e Tecnologia no Meio do Mundo’
Primeira edição do evento reuniu 10 instituições do estado do Amapá.
Vários projetos foram apresentados e chamaram a atenção durante a Vitrine da Ciência e Tecnologia no Meio do Mundo
Acadêmicos, pesquisadores, professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio divulgaram trabalhos tecnológicos desenvolvidos no Amapá, nesta segunda-feira, 18, durante a “Vitrine da Ciência e Tecnologia no Meio do Mundo”. O evento foi promovido pelo Governo do Estado do Amapá (GEA) em parceria com dez instituições estaduais, federais e particulares.
Esta é a primeira edição do projeto que será repetido durante todo o ano em períodos intercalados nos próximos anos. O objetivo é divulgar, através dos experimentos e projetos, alternativas de desenvolvimento para o estado, além da interação das instituições de pesquisa científica e tecnológica do Amapá.
Vários produtos foram expostos em um grande espaço montado no Amapá Garden Shopping, parceiro do evento. A programação foi gratuita e contou com exposições, oficinas e minicursos. Cada instituição expôs um pouco do que é desenvolvido em laboratórios e salas de aula, como atividades de robótica, xadrez, produção de fitoterápicos, fitocosméticos, sabão e de biodiesel, além da divulgação do site contando ciência na web.
Acadêmicos do 10º semestre da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), do curso de Engenharia de Pesca, por exemplo, realizaram a exposição de espécies marinhas do Amapá. O objetivo foi divulgar para população de que forma utilizar peixes e crustáceos de forma sustentável.
Os alunos do curso de Engenharia Química da Ueap mostraram as máquinas de reciclagem, destilação e redução e tratamento do minério. “Este evento permite que a população conheça o que fazemos e adquirimos na sala de aula, passar um pouco desse conhecimento à população desperta o interesse em outros jovens”, afirmou a acadêmica Catharine Lobato dos Santos.
Em outro estande, pesquisadores do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) fizeram a demonstração dos produtos produzidos no Núcleo de Plantas Medicinais e Produtos Naturais. Os pesquisadores destacaram diferentes técnicas e aspectos das pesquisas voltadas ao aproveitamento e uso racional e seguro de plantas medicinais e produtos naturais, transformando-os em fitoterápicos e fitocosméticos para facilitar o uso da população.
“Extraímos as espécies de plantas medicinais tendo como base o conhecimento sobre os usos das espécies e comercializamos na farmácia do Iepa”, explicou o pesquisador Maurício Souza.
O secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes, frisou que a Vitrine fecha o ano de forma concreta e forte. “Tivemos a Feira de Ciência do Amapá (Feceap), com 108 projetos apresentados, em seguida realizamos a Semana de Ciência e Tecnologia do Amapá com mais de 5 mil pessoas envolvidas. Queremos cada vez mais divulgar e estimular novas políticas da ciências e tecnologias para população amapaense”.
Vários órgãos do governo foram mobilizados para concretizar a Vitrine da Ciência do Meio do Mundo, sendo envolvidas diretamente as secretarias de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) e da Educação (Seed), Universidade Estadual do Amapá (Ueap), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) e Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap); em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Centro de Ensino Superior do Amapá (Ceap) e Club Mirzam.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!