Atividades de desporto e lazer do governo alcançaram todos os municípios do Amapá em 2017
As ações incluíram Jogos Escolares da Juventude, Intermunicipal de futebol Sub-17 e Copa das Arena, que juntas movimentaram cerca de 10 mil pessoas .
Todas as ações realizadas tiveram o objetivo de promover a integração através do esporte e lazer envolvendo crianças, jovens e adultos em todo o Estado
As atividades de integração social foram o destaque dos trabalhos realizados na pasta de Desporto e Lazer do Governo do Amapá em 2017. Dentre as diversas ações, algumas envolveram todos os 16 municípios do Estado, sendo os Jogos Escolares da Juventude e Intermunicipal de Futebol Sub-17 que juntos mobilizaram cerca de 8 mil esportistas.
Atualmente em seu novo local de funcionamento, cada setor da secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel) tem uma sala com estrutura física apropriada para a realização e elaboração das atividades especializadas. Esse era um anseio antigo da gestão, que se concretizou neste ano.
De acordo com o titular da Sedel, Júnior Maciel, mesmo com as dificuldades financeiras, o ano foi produtivo e as ações foram realizadas diretamente com a comunidade e instituições. “Todas as ações realizadas tiveram o objetivo de promover a integração através do esporte e lazer envolvendo crianças, jovens e adultos em todo o Estado”, enfatizou o secretário.
Jogos Escolares
Os Jogos Escolares reuniram mais de 4 mil alunos-atletas em todo o Amapá, nas categorias sub-14 e sub-17. Os campeões de cada modalidade esportiva ainda representaram o Amapá na etapa nacional dos jogos. O Intermunicipal teve mais 1,5 mil jovens na faixa etária de 15 a 17 anos, entre as etapas municipal e estadual.
Destaque também para os atletas paralímpicos amapaenses, que conquistaram 25 medalhas na etapa nacional disputada em São Paulo. Nessa ação, o Governo do Amapá deu apoio aos atletas e acompanhantes com passagens aéreas.
Bolsa Esporte
Um avanço significativo para os atletas amapaenses foi a efetivação do programa “Bolsa Esporte Amapá”, cujo o objetivo é fomentar o esporte e impulsionar desportistas de modalidades individuais e coletivas do Estado. O programa contempla mensalmente, nessa primeira fase, 40 atletas locais com um auxílio financeiro no valor de um salário mínimo (R$ 937), durante o período de 12 meses. Também são beneficiados os atletas paralímpicos.
Copa das Arenas e Travinhas de Trinca
Outras atividades esportivas em destaque foram o Festival de Travinhas de Trincas para crianças de 9 a 11 anos, que integram projetos sociais em bairros de Macapá e a Copa das Arenas, que teve mais de dois mil participantes entre atletas e comissões técnicas, envolvendo 58 bairros da capital em 42 praças esportivas.
Quinta Feliz
O governo também realizou a programação Quinta Feliz, que proporcionou atividades de lazer para idosos, além de realizar outras atividades como o carnaval, festa junina, Dia dos Pais, Jogos Interno da Terceira Idade e festa de confraternização.
Parcerias
Para viabilizar as atividades, o governo fez parcerias com federações e clubes, viabilizando passagens áreas para atletas que representaram o Amapá em competições nacionais e internacionais.
Além dos investimentos do Tesouro Estadual, uma emenda parlamentar do deputado federal Roberto Góes também compôs os recursos necessários para o fomento do esporte no Estado.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!