Suplementação de vitamina A auxilia na imunidade e saúde ocular de crianças até 5 anos
Governo do Amapá distribui semestralmente 2,5 mil doses para as UBSs nos municípios.
A criança deve receber nova suplementação duas vezes ao ano.
Para aumentar a imunidade, auxiliar no processo de cicatrização e atuar na prevenção da cegueira noturna em crianças, o Governo do Amapá trabalha na distribuição semestral da vitamina A para as Unidades Básica de Saúde (UBS). Por isso, o Estado recomenda que pais de crianças dos seis meses a menores de cinco anos de idade (59 meses) procurem o serviço nas UBSs mais próximas da sua casa para que tenham acesso a um dos 2.500 frascos repassados aos municípios.
A suplementação é administrada por via oral e é suficiente para garantir uma boa reserva hepática por um período médio de seis meses. “Em razão desse prazo de efeito, a criança deve receber nova suplementação duas vezes ao ano”, ressaltou a coordenadora de Políticas de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Rosiane Pereira.
De acordo com o Ministério da Saúde, evidências acerca do impacto da suplementação com vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade apontam uma redução do risco global de mortalidade por diarreia e por todas as causas em crianças HIV positivo.
O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi instituído por meio da Portaria nº 729, de 13 de maio de 2005. Esse programa faz parte da Ação Brasil Carinhoso constante no Programa Brasil sem Miséria, que objetiva o combate à pobreza absoluta na primeira infância.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!