Hospitais amapaenses registram 4.281 atendimentos no fim de ano
Em Macapá, 49,23% dos casos atendidos no HE foram de baixa complexidade que poderiam ser encaminhados às unidades básicas de saúde.
No Hospital de Emergências, quase a metade dos casos foram de mal estar, dores de estômago, dente, barriga, ouvido, vômito e diarreia, que são demandas da atenção básica.
Os principais hospitais da rede estadual, registraram 4.281 atendimentos, no período de 23 a 25 de dezembro e 30 de dezembro 1º de janeiro, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). São números do Hospital de Emergências de Macapá (HE), hospitais de Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte, também na capital.
Um dos agravantes recorrentes no atendimento da rede estadual, se repetiu no período de fim de ano. Foram demandas de baixa complexidade que poderiam ser encaminhadas às unidades básicas de saúde.
No Hospital de Emergências, por exemplo, quase a metade - 49,23% - dos casos atendidos foram de mal estar, dores de estômago, dente, barriga, ouvido, vômito e diarreia. Ao todo, foram 1.743 atendimentos registrados, sendo 828 de 23 a 25 de dezembro. E, 915, de 30 a 1º de janeiro.
“Sendo a unidade mais procurada de todo o Estado, o HE está com a demanda acima da capacidade de atendimento, especialmente no que diz respeito a internações, uma vez que se trata de um hospital que deveria funcionar somente para casos de urgência e emergência”, frisou o diretor do Hospital de Emergências de Macapá, Waldir Bittencourt.
Balanço
A UPA Zona Norte de Macapá registrou 357 atendimentos entre 24 e 25 de dezembro e 396 entre 31 de dezembro e 1° de janeiro. No Hospital de Santana, foram 671 pacientes atendidos entre 23 e 24 de dezembro e 449 entre 30 e 31 de dezembro. Grande parte dos atendimentos no município santanense envolveram traumas, com 141 no período natalino e 73 no ano novo.
Em Oiapoque, o pico de atendimentos foi no Natal, com 150 entradas. Já no fim de ano, foram 130. Dois pacientes tiveram que ser transferidos para a capital para atendimento de alta complexidade.
Em Laranjal do Jari foram registrados 385 atendimentos entre 31 de dezembro e 1° de janeiro. No período, apenas uma transferência aérea de paciente foi realizada para a capital.
Durante o fim de ano, todas estas unidades mantiveram o funcionamento normal com equipes preparadas em regime de plantão e sobreavisos para o fluxo de pacientes.
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