Defesa Civil e Corpo de Bombeiros monitoram possíveis pontos de alagamento em Macapá
Medida prevê ações de combate a possíveis problemas decorrentes das chuvas intensas neste inverno
Com o início da estação das chuvas, o problema dos alagamentos torna-se frequente, causando transtorno para a população que reside em algumas áreas na cidade de Macapá.
Os principais pontos de alagamento decorrentes das chuvas na capital Macapá foram mapeados pelo Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil com auxílio do Instituto de Estudos e Pesquisas do Amapá (Iepa). Os locais, 27 ao todo, serão monitorados para que Defesa Civil possa se preparar melhor para combater o problema caso seja necessário.
As ações planejadas são a limpeza e manutenção dessas áreas e, se for necessário, a retirada das pessoas de locais de risco.
“O fenômeno El Niño aumenta muito a frequência de chuvas, que já é alta nessa época do ano na nossa região, mas graças ao nosso estudo eu posso dizer que estamos preparados”, ponderou o comandante do Corpo de Bombeiros do Amapá, coronel Wagner Coelho.
El Niño
O fenômeno conhecido como “ El Niño” é uma alteração significativa de curta duração (15 a 18 meses) na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, com profundos efeitos no clima, podendo diminuir ou aumentar a intensidade das chuvas em certas regiões, o que acarreta alagamentos em algumas áreas e secas e estiagens em outras.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!