Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Com aumento da demanda, governo reforça UPA da Zona Norte com mais leitos e funcionários

Agora, a unidade conta com 57 profissionais e 11 leitos para atender os pacientes.

Por Redação
17/01/2018 10h56

De 66.174 atendimentos registrados em 2016, o número aumentou para 85.476 em 2017.

O ano de 2017 registrou um aumento de 19,3 mil pacientes que procuraram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte de Macapá. Para dar conta da demanda, o governo do Estado contratou mais 15 profissionais, sendo 13 técnicos em enfermagem e 2 biomédicos. E, também, aumentou de 8 para 11 o número de leitos. Agora, a unidade conta com 57 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos, farmacêuticos e bioquímicos.

De 66.174 atendimentos registrados em 2016, o número aumentou para 85.476 em 2017. Casos clínicos como diarreia, vômito, dor de cabeça e febre, lideraram a procura chegando a 64.107 pacientes atendidos.

A UPA da Zona Norte realiza, em média, sete mil atendimentos por mês com serviços intermediários entre a atenção básica e as unidades hospitalares de urgência e emergência 24h, como atendimento pediátrico, clínico, trauma, entre outros.

O diretor da unidade, Rafael Dantas, confirmou que houve um aumento expressivo do número de atendimentos mensais. “Antes, o atendimento não passava de cinco mil por mês. Com o crescimento para sete mil, também tivemos que aumentar o número de leitos e profissionais”, completou.

Investimentos

A Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte de Macapá recebeu outros investimentos do governo do Estado. Na parte física, a sala vermelha foi revitalizada; a ala pediátrica dos componentes hospitalares ganhou decoração terapêutica; as salas de observação para adultos e crianças foram climatizadas; foi adquirido um sonar dopller para aferir batimentos cardíacos fetais em grávidas, além da adequação do necrotério.

A UPA também é abastecida de medicamentos e correlatos, mensalmente. Com a contratação de mais dois bioquímicos, os pacientes ganham em agilidade nos resultados de exames. E, em breve, o corpo técnico de profissionais será capacitado em diferentes áreas da saúde.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!