Super Fácil lança portal que apresenta serviços ao cidadão
Ferramenta otimizará o atendimento nas unidades espalhadas de Norte a Sul do Amapá.
Desenvolvido em parceria com o Prodap, a plataforma é de fácil navegação, podendo ser acessada no endereço superfacil.ap.gov.br
Uma das metas do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil), para este ano, foi concretizada nesta quarta-feira, 17. Foi lançado o Portal do Super Fácil, mais uma ferramenta de acesso aos serviços, que é parte do processo de expansão e do compromisso do órgão de tornar os atendimentos prestados cada vez mais céleres e humanizados.
Dentre as funcionalidades, o portal conta com informações sobre todas as 11 unidades no Estado, serviços ofertados, documentos necessários para cada atendimento, taxas, notícias institucionais, entre outras. Na página inicial, por exemplo, é possível digitar o serviço que o cidadão procura e clicar no ícone de lupa, que aparecerá os documentos e o endereço de cada unidade.
Desenvolvido em parceria com o Centro Integrado de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), a plataforma é de fácil navegação, podendo ser acessada no endereço eletrônico superfacil.ap.gov.br.
O diretor-presidente do Prodap, Lutiano Silva, pontuou que foram meses de trabalho para chegar a esse resultado. Entre as características técnicas, ele mencionou que o portal é responsivo. “Isto é, se adapta para ser acessado de qualquer dispositivo. O usuário terá todas as informações ao alcance, seja no computador ou aparelho móvel. Basta ter acesso à internet. Sua interface é simples para que qualquer cidadão consiga manusear”, considerou.
A diretora-geral do Siac/Super Fácil, Luzia Grunho, mencionou que cerca de 30% dos atendimentos nas unidades é de prestação de informações aos usuários, trabalho realizado por equipes de acolhimento. “Algumas pessoas chegam em uma unidade sem todos os documentos necessários e precisam voltar para a casa. Agora, eles podem evitar esse transtorno, podendo ver todas essas informações online”, explicou a diretora, acrescentando que, mesmo com o portal ativo, o serviço de acolhimento nas unidades continuará para atender àqueles que, por ventura, não tenham acesso à internet.
O cidadão também encontra na plataforma o espaço “Fale Conosco”, que permite a interação entre o órgão e o usuário, onde poderão ser esclarecidas dúvidas, apresentar reclamações e sugestões. “Será um ambiente de diálogo com o cidadão, por meio do qual ele nos auxiliará a melhorar, cada vez mais, a prestação de serviço”, ressaltou Luzia Grunho.
Agendamento e otimização
O próximo passo será o agendamento dos atendimentos por meio do portal. “O cidadão irá até uma unidade Super Fácil com data e horário, marcados. Será mais um grande passo que estamos prestes a concretizar”, concluiu a diretora do Siac/Super Fácil.
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