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Governo do Estado economiza R$ 18 milhões com criação de prontuário eletrônico

Já utilizada no Hospital de Emergências e Pronto Atendimento Infantil, plataforma permite agilidade no acolhimento de pacientes.

Por Redação
19/01/2018 12h38

Quando estiver funcionando em todas as unidades, o sistema irá integrar os prontuários. A unificação vai gerar outros dados que ajudarão no planejamento das ações de saúde.

O Governo do Estado do Amapá (GEA) economizou R$ 18 milhões com a criação do prontuário eletrônico. O serviço seria terceirizado e sairia por este valor. Mas, o Núcleo de Desenvolvimento de Tecnologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) se uniu ao Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) e, juntos, criaram o novo sistema que permite agilidade no atendimento aos pacientes.

Unidades como o Hospital de Emergências de Macapá (HE) e Pronto Atendimento Infantil (PAI) já utilizam o novo sistema e a meta é ampliar para toda a rede hospitalar do Estado. O próximo a contar com a plataforma será o Hospital da Criança e do Adolescente (HCA).

O gerente do comitê responsável pelo sistema, Kleverton Siqueira, informou que o desenvolvimento do software pela equipe do GEA, permitirá ainda, que a base de dados de todo o sistema de saúde do Amapá seja unificada.

“Gerar dados facilita com que haja indicadores de saúde para que tenhamos visualização dos problemas mais imediatos a fim de que eles sejam solucionados de forma rápida e eficaz. Também serve para que a gestão consiga visualizar o que está acontecendo nos hospitais e planeje melhor suas ações”, explica Kleverton Siqueira.

Quando estiver funcionando em todas as unidades - o que deve acontecer ainda neste semestre - o sistema irá integrar os prontuários dos usuários. Através do nome, número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou Cadastro de Pessoa Física (CPF), será possível acessar todos os dados médicos do paciente como a classificação de risco, exames e medicamentos utilizados por ele na unidade. Só poderão ter acesso ao sistema, pessoas cadastradas e ele só poderá ser consultado em computadores conectados na intranet do Prodap.

Agilidade

A primeira unidade a receber o sistema foi o Hospital de Emergência, em novembro do ano passado e, desde então, tem contribuído para melhorar e agilizar, ainda mais, a entrada e acolhimento dos usuários que chegam ao HE.

Com a informatização, as fichas que antes eram feitas manualmente e que levavam entre dois e três minutos para serem preenchidas, agora são feitas em menos de um minuto. Outra vantagem é que elas carregam mais dados, o que permite ao hospital gerar dados já na porta de entrada.

Além disso, pacientes já cadastrados não precisam fornecer todos os seus dados novamente, o que diminui o tempo de espera para o atendimento e melhora o fluxo da unidade.

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