Produção de energia solar já é realidade no Amapá
Pesquisas na área e incentivo do governo devem impulsionar produção para que mais unidades consumidoras adotem geração de energia renovável.
No Amapá, duas empresas já atuam na instalação de sistemas fotovoltaicos de produção de energia
O Amapá entrou no cenário da produção de energias renováveis. Prédios públicos e uma residência já utilizam a energia solar no Estado e a tendência, com o incentivo do governo estadual, é que mais unidades consumidoras adotem o novo modelo de geração de energia. No ano passado, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) aprovou a criação de linhas de crédito, pelo Banco da Amazônia, para sistemas fotovoltaicos residenciais. A proposta foi feita pelo governador Waldez Góes, em 2017, durante o Fórum dos Governadores em Porto Velho (AC).
Nos últimos anos, o Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), trabalha para fomentar a produção de energias renováveis. A expansão da atividade abriu mercado para profissionais formados em engenharia elétrica, na Universidade Federal do Amapá (Unifap), para atuarem no setor de geração distribuída com o uso de fontes renováveis, seja na forma de sistemas conectados à rede elétrica ou sistemas isolados.
Segundo o professor da Unifap, Alaan Ubaiara, o Estado tem avançado significativamente no aproveitamento das fontes de energias renováveis não convencionais, que, em grande parte, são impulsionadas por programas de governo para o atendimento energético de localidades sem acesso à rede elétrica convencional.
“No que se refere à pesquisa, as atividades foram intensificadas a partir do ano de 2006 com a criação do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias renováveis do Iepa [Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá] onde foram executados projetos com foco no aproveitamento de energia hidrocinética, energia eólica e energia solar fotovoltaica. Em 2009, com a criação do curso de engenharia elétrica da Unifap, também foram intensificadas as atividades no campo de formação de recursos humanos”, acrescentou o pesquisador.
Desde 2016, o prédio da 10ª Zona Eleitoral de Macapá, possui um sistema de energia solar implantado. 100% da energia consumida é gerada através da luz do sol, obtendo uma economia mensal de R$ 7 mil na conta de luz.
Em novembro de 2017, aconteceu a primeira implantação de uma residência, com sistema fotovoltaico de produção de energia, à rede da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). Duas empresas já realizam o trabalho de implantação do sistema no Estado: a “Solarions” e a “Amazon Solar”.
A energia fotovoltaica, que é a transformação da luz solar em eletricidade, é conhecida no meio científico como uma das mais limpas que existem no mundo. Porém, o custo alto da instalação dos equipamentos necessários para a captação era, até certo tempo, o principal motivo de discussão, pois dificultava a aquisição por boa parte da população. Com o financiamento pelo Banco da Amazônia, mais famílias poderão adquirir seus equipamentos. Atualmente, o Brasil apresenta 17.408 conexões, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!