Procon fiscaliza venda de gasolina aditivada em Macapá
Ao todo, serão fiscalizados 63 estabelecimentos somente na capital, e, posteriormente, a operação será desenvolvida em Santana.
O fiscal do Procon Cleber Duarte informou que a operação iniciou após o órgão registrar várias denúncias de consumidores amapaenses. De acordo com ele a medida visa averiguar a maneira como o produto é comercializado, se é única ou se há outras opções como exemplo a gasolina comum e álcool. “Os postos têm como obrigação mostrar de forma específica os tipos de gasolina que estão sendo comercializados e isso muitas vezes não está acontecendo, por isso estamos notificando os postos”, explicou.
Para o comerciante Matheus Oliveira a operação é muito importante pois garante o direito do consumidor. Segundo ele existem postos de gasolina da zona sul da cidade que não mostram as formas de pagamento e nem os produtos que são comercializados.
“Recentemente fui abastecer e lá só tinha aditivada que atualmente é a mais cara. Tem que averiguar mesmo, não sabemos se eles [empresários] estão oferecendo a comum que é mais em conta no lugar da mais cara e com esse jogo só quem perde somos nós os consumidores”, reclamou.
Após a notificação dos fiscais os empresários tem o prazo de 72h para apresentar as notas ficais de compra dos produtos que estão sendo oferecidos nos postos de gasolina.
“Através dessas notas que nós constataremos o que de fato os estabelecimentos estão vendendo. Vamos analisar também preços e planilhas e se encontrarmos irregularidades os postos vão receber multas”, finalizou Cleber Duarte.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!