Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Waldez diz que governo vai liderar esforço conjunto para equipar Hospital Universitário

Além de equipamentos o governador incentivará a destinação de emendas para a compra de um helicóptero.

Por Redação
27/01/2018 18h02

Waldez Góes reconheceu a importância do Hospital Universitário e anunciou empenho junto à bancada para a compra do helicóptero

Neste sábado, 27, o governador Waldez Góes e equipe de governo acompanharam o andamento das obras do Hospital Universitário do Amapá. A obra é a segunda maior da Amazônia e está prevista para ser entregue em 2019. Durante a visita técnica, conduzida pela reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Eliane Superti, o governador anunciou que o próximo estágio será pleitear recursos federais para a compra de equipamentos e de um helicóptero para atender a demanda do hospital, que funcionará no modelo das Organizações Sociais de Saúde (Oss).

“O Amapá terá um grande ganho na área da saúde nos termos de média e alta complexidade, sobretudo, pois estamos trabalhando de forma integrada. Nos próximos anos, definitivamente, a política de infraestrutura e atendimento à saúde pública vai estar reorganizada em nosso Estado. Enfrentar dificuldades, manter e ampliar conquistas em épocas desafiadoras é resultado da união dos esforços”, enfatizou Góes.

A reitora da universidade, Eliane Superti, reconheceu que o engajamento político de Góes foi fundamental para que fossem alocados os recursos federais e o projeto de construção do hospital saísse do papel.

“Ter a confiança do líder do Executivo em apostar nesse projeto e buscar junto à bancada federal o apoio necessário, foi o momento decisivo. Empenhando R$ 100 milhões, em um tempo de crise, e em um projeto a longo prazo. Só sendo um estadista para ter uma iniciativa como essa, tendo coragem para projetar o estado para o futuro e acreditar que esse futuro começa hoje”, destacou a reitora.

Participaram da visita técnica os deputados federais Roberto Góes e Marcos Reátegui, a secretária nacional de políticas para as mulheres, Fátima Pelaes, técnicos de governo e da Unifap.

Avanços

O projeto para a implantação do Hospital Universitário no Amapá nasceu em 2003. Na época, Waldez Góes estava em seu primeiro mandato e viabilizou, por meio de convênios, a implantação da residência médica nos hospitais públicos, que formou 120 profissionais nas especialidades de cirurgia geral, pediatria, clínica médica e ginecologia – obstetrícia.

Este foi primeiro grande passo para a implementação do curso de medicina na Unifap, que anualmente forma uma média de 24 profissionais. Atualmente, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) apontou o curso de medicina da Unifap entre os 30 melhores oferecidos no país.

Em 2016, o governo avançou implantando a residência médica em ortopedia e traumatologia. Para os próximos anos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Comissão de Residência Médica (Coreme) da Unifap estudam a abertura dos cursos de infectologia e nefrologia. O pedido deve ser encaminhado à Comissão Nacional de Residência Médica. 

Hospital Universitário

A construção iniciou em janeiro de 2017 no campus Marco Zero, e ocupa uma área de aproximadamente 40 mil metros quadrados, na Zona Sul de Macapá. Para viabilizar a obra, o governador Waldez Góes exerceu papel fundamental junto à bancada federal, articulando para que os parlamentares direcionassem a emenda conjunta da bancada para a construção. O Hospital Universitário terá 300 leitos, sendo 240 de internação e 60 de UTI, de média e alta complexidades.

Concursos públicos

Aproximadamente 1,5 mil profissionais deverão trabalhar no hospital. A comissão da Unifap já estuda um concurso para a operacionalização da unidade. A proposta é que um edital seja lançado ainda este ano. De acordo com o governador do Amapá, durante sua gestão 95% dos concursos promovidos foram realizados em parceria com a Unifap, totalizando 27 concursos durante os três mandatos.

Mais investimentos na saúde

Durante a visita técnica às obras do hospital universitário, o governador ainda anunciou mais avanços na área da saúde. Nos próximos três meses, a UPA Zona Sul deve ser inaugurada. É a primeira unidade a ser gerenciada em coparticipação por uma Organização Social (OS). O novo modelo no Amapá foi estudado pelo governo por um ano e meio e vem para descentralizar, humanizar e melhorar os serviços de saúde prestados à população.

O governador também mencionou os avanços nas obras da Unidade Fixa de Prevenção e Diagnóstico do Hospital do Câncer de Barretos (HCB) no Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!