Autores lançam livro na Biblioteca Pública com artigos científicos sobre educação
A ideia de lançamento da publicação foi apresentada durante o projeto “Encontro com o Escritor”, desenvolvido pelo governo do Estado desde 2017.
Lançada nesta sexta-feira, 9, publicação reúne 24 artigos científicos de autores amapaenses e de outros estados.
Um dos projetos da Biblioteca Pública Elcy Lacerda deu frutos nesta sexta-feira, 9, com o lançamento do livro “Ciência e Pesquisa”. A publicação reúne 24 artigos científicos de autores amapaenses e de outros estados.
Nos últimos anos, a instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Secult), vem promovendo ações que buscam aproximar a sociedade com os diversos segmentos da arte, cultura e literatura. Entre as ações está o projeto “Encontro com o Escritor”, num dos quais a ideia de lançamento do livro foi apresentada.
O “Encontro com o Escritor” foi lançado em 2017 pelo Governo do Amapá com o propósito de valorizar a cultura amapaense e promover a interação entre autores e o público. Todo mês, um autor amapaense é escolhido para falar de suas obras e carreira. O evento também conta com a participação de artistas locais.
“Organizamos os espaços da Biblioteca Pública para a manifestação das nossas obras. E este livro vai ajudar muito quem pesquisa sobre educação no Estado, além de atrair o público para a instituição que é um dos nossos objetivos, resgatar a prática da leitura, que vem se perdendo com a tecnologia”, destacou o diretor da Elcy Lacerda, José Pastana.
Coletânea
Entre os temas reunidos estão, “A construção da subjetividade dos alunos afrodescendentes”; “A organização da escola pública na perspectiva da gestão democrática” e “A evasão de alunos jovens e adultos na escola”.
Esta é a segunda edição do livro com textos escritos por professores, mestres e doutores que abordam temas relacionados à educação. A primeira foi lançada em agosto do ano passado e contou com artigos de oito autores do Amapá e Pará.
Um dos organizadores do projeto, Ivaldo Sousa, informou que a necessidade de publicar o que vem sendo pesquisado no Amapá foi um dos pontos que idealizaram o surgimento da coletânea. Ele explica que a obra vem para despertar novos projetos como esse. “O pesquisador científico parte do problema e, no final, coloca sua sugestão”, frisou Ivaldo, que é doutor em Educação.
Além disso, ele ressalta que um pesquisador científico precisa publicar, pelo menos, dois artigos por ano. “Existem as revistas científicas, mas o processo para publicar é demorado. E os pesquisadores têm pressa para mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido por eles”, ponderou.
A doutoranda Ana Cléia Sousa, que também organiza o trabalho, reforça que o livro servirá de fonte de pesquisa, tanto para professores, quanto para acadêmicos. “Aqui no Amapá, ainda somos carentes de literatura para fazer pesquisas e acabamos recorrendo a outros estados. Às vezes, precisamos recorrer à internet, então esta publicação vem para preencher esta lacuna”, destacou.
Quem se interessar pela publicação, pode obter mais informações na Biblioteca Pública Elcy Lacerda ou com os próprios autores.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!