Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Com financiamento da Afap produtor rural aumenta rebanho bovino

Foram 10 matrizes bovinas da raça Nelore de dupla aptidão (carne e leite) adquiridas por meio do Fundo de Desenvolvimento Rural do Amapá.

Por Redação
07/03/2018 18h59

As dez fêmeas, de uma raça muito procurada para a produção de carne e leite, darão origem a outros gados

O Instituto do Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) entregou, nesta quarta-feira, 7, dez matrizes bovinas da raça Nelore de dupla aptidão (carne e leite) ao produtor rural Domingos Tomaz, da comunidade Boa Vista, distante a 45 quilômetro da sede do município de Laranjal do Jari.

Os animais, que custaram R$ 25 mil, foram adquiridos por meio do Fundo de Desenvolvimento Rural do Amapá (Frap), gerenciado pela Agência de Fomento do Amapá (Afap). São dez fêmeas, de uma raça muito procurada para a produção de carne e leite e que darão origem a outros gados.

De acordo com chefe de Unidade de Desenvolvimento Local do Rurap no município de Laranjal do Jari, Dalberto Moraes, o Frap é um estímulo do Governo do Amapá para o desenvolvimento do setor produtivo, incluindo o extrativismo, agricultura, piscicultura e pecuária. Para acessar o recurso, os produtores são orientados pelo instituto, que ajuda na elaboração do projeto, encaminha para análise da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e posteriormente repassa à Afap, que libera o recurso. Todos os animais adquiridos passam por vistorias feitas por profissionais especializados, até a chegada na propriedade e durante a criação.

“Uma vez que o governo paga à vista pelos animais, temos que fazer o acompanhamento antes da compra e durante a criação para garantir a boa condição desses animais. Para serem vendidos, é necessário apresentar três atestados de vacinação atualizados do gado, contra a tuberculose bovina, febre aftosa e brucelose. A ideia é garantir aos produtores um rebanho saudável que eleve o índice da produtividade da carne e leite”, explicou o gerente.

O gerente salientou ainda que o Governo do Amapá possibilita aos trabalhares rurais pagamento parcelado dos valores financiados, e se as parcelas forem pagas até a data do vencimento, terão 20% de desconto.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!