Secretaria de Saúde orienta mulheres sobre saúde preventiva
Ginecologista recomenda hábitos que a população feminina pode adotar para se prevenir de doenças como o câncer de mama e colo uterino.
Orientação é manter os exames preventivos em dia, como a mamografia, papanicolau e ultrassonografia
No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, além das homenagens, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), aproveita o dia 8 de março para reforçar as orientações de prevenção e dos cuidados com a saúde da mulher. O objetivo é estimular a população feminina, a usufruir dos benefícios de se ter uma vida saudável, principalmente, como medida preventiva contra o câncer de mama e colo uterino.
A ginecologista do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), Huena Smith, ressaltou a importância de manter os exames preventivos em dia, como a mamografia, papanicolau e ultrassonografia. Ela recomenda que as mulheres conheçam o próprio corpo e procurem ajuda quando detectarem algo de errado.
"São exames básicos e disponíveis gratuitamente pelo SUS [Sistema Único de Saúde], que devem ser realizados, uma vez por ano. Eles são a única forma de detectar se existe algum agravo e, principalmente, o câncer de mama e colo de útero que, quando descobertos precocemente, são passiveis de tratamento, com boas perspectivas de cura", orientou a médica.
Huena Smith recomenda ainda alguns hábitos para reduzir o risco de desenvolver muitas doenças e, principalmente, o câncer: praticar atividade física; alimentar-se de maneira saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; evitar fumar; usar preservativo durante a relação e manter uma boa higiene íntima.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!