Saúde lidera atendimentos na Ação Governo da Gente, no Macapaba
Foram mais de 7,8 mil atendimentos nos três dias de ação, em diversas especialidades, além de outros serviços.
Consultas com médicos especialistas foram a maior demanda de atendimento durante a ação
Desde o início da manhã de quinta-feira, 8, moradores do Conjunto Habitacional Macapaba, na zona norte da capital, tiveram acesso a serviços de saúde, oferecidos pela Ação Governo da Gente, na Escola Estadual Prof. Marly Maria e Souza da Silva. A programação foi encerrada às 12h deste sábado, 10, e contabilizou 7.897 atendimentos, uma média de 2.632 por dia.
A dona de casa Kelyanne Silva esteve três dias de ação e recebeu o atendimento em todas as especialidades que procurou. “Aproveitei a ação e fiz um checape completo. Me consultei com o clínico geral, fui com oftalmologista, fiz exames e trouxe meus filhos para serem avaliados com o pediatra. Vou precisar me consultar novamente; mas aqui mesmo já foi agendada a consulta para ao Hospital Alberto Lima”, ressaltou.
Para garantir o acesso dos moradores aos serviços, a Sesa disponibilizou 75 profissionais para fazerem triagem, aplicação de vacina, distribuição de medicamentos, testes rápidos, aferição de pressão arterial e consultas especializadas com pneumologista, geriatra, cardiologista, proctologista, gastroenterologista infantil, neurologista, oftalmologista, urologista, pediatra, psicólogo, ginecologista, dentista, fisioterapeuta, otorrinolaringologista, infectologista e clínico geral.
O quantitativo de atendimento foi acima do esperado, segundo o coordenador de gestão das unidades descentralizadas, Wenderson Ferreira. “Tínhamos uma estimativa de atendermos uma média de mil moradores por dia, mas só no primeiro dia foram 2.240. Mesmo com a demanda dobrada, tudo ocorreu bem. Os profissionais e insumos que trouxemos foram suficientes para a ação”, explicou.
Parte dos atendimentos foi destinada ao lazer, com massoterapia relaxante para os usuários, feita por profissionais do Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis). A autônoma Jeisa Nascimento aprovou a ação. “Nunca tinha visto uma ação como essa, com três dias de atendimentos e tantos serviços sociais. Minha irmã, minha filha e eu, viemos nos dois últimos dias e foi ótimo. Saímos da massoterapia e vamos mais relaxadas para casa”, brincou.
Ação Governo da Gente
A ação foi coordenada pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil) Além dos serviços de saúde, também foram ofertados atendimentos nas áreas de cidadania, administrativa e jurídica, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa); Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims); Secretaria Extraordinária de Políticas para Juventude (Sejuv); Defensoria Pública do Amapá (Defenap); Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres (SEPM); Secretaria de Estado da Cultura (Secult); Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete); Agência de Fomento do Amapá (Afap); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá (Rurap).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!