Procon/AP realiza operação Quilo Certo nas principais feiras de Macapá e Santana
Ausência de tabela de preço e diferenças de peso nas balanças foram algumas das irregularidades encontradas, no primeiro dia de fiscalização.
Os fiscais também observam se os produtos estão sendo conservados na temperatura adequada
Com as comemorações da Semana Santa, o Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon/AP) está intensificando a fiscalização do comércio de peixes e mariscos, em Macapá e Santana. O trabalho que segue até esta quarta-feira, 28, visa garantir a qualidade do produto comercializado nas feiras dos dois municípios.
Durante a operação, os fiscais estão observando a conservação dos produtos, o lacre, data de validade, preços e se as balanças estão devidamente aferidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Além da fiscalização nos boxes de venda, o Procon/AP está com um posto móvel estacionado em frente às feiras para atender às denúncias dos consumidores que se sentirem lesados na hora da compra.
No primeiro dia da operação, ocorrida na terça-feira, 26, na Feira do Pescado, no Perpétuo Socorro, em Macapá, foram vistoriados 17 boxes, sendo encontradas irregularidades em 15 deles. Os proprietários foram notificados e terão que se adequar às exigências do Código de Defesa do Consumidor.
No caso da Feira do Pescado do Perpétuo Socorro, a fiscalização foi repressiva, já que o Procon havia feito uma vistoria educativa e constatou que o local tem estrutura física para oferecer um produto e serviço de qualidade ao consumidor.
Paralelo à operação nas feiras, uma equipe do Procon/AP está percorrendo os supermercados para verificar a comercialização dos ovos de páscoa. São observados os valores e as informações do produto, como o selo do Inmetro e data de validade.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!